Tratamento de canal serve para salvar a vida do dente
Para se efetuar o tratamento de canal é preciso retirar a polpa do dente, um tecido que é encontrado na parte interna do dente. Isso pode acontecer graças a uma inflamação ou mesmo infecção dessa polpa e sua progressão pode levar a morte da estrutura caso chegue à raiz. Então, no caso da polpa danificada, ela deve ser removida e o que sobrou do dente é limpo, higienizado e preenchido com a massa específica utilizada por dentistas para vedar o canal.
Há muitos anos atrás não havia tratamento de canal e os dentes dos pacientes acabavam sendo extraídos. Por isso é bem comum encontrar pessoas com cerca de 60 anos e falta dos dentes definitivos. Atualmente o tratamento de canal pode salvar muitos dentes de serem arrancados de forma desnecessária.
Os casos de tratamento de canal servem quando há inflamação ou infecção no dente que ocorre quando:
- Cárie profunda;
- Dente danificado por algum tipo de trauma;
- Há a quebra no dente;
- Queda de restauração. Caso o dente permaneça aberto, pode danificar sua estrutura.
Como funciona o tratamento de canal?
Para o tratamento de canal é preciso realizar alguns processos e pode não ser realizado em apenas um dia. Primeiro é feita uma abertura no dente e, em seguida, é realizada a pulpectomia, que é a retirada da polpa infeccionada. O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limpos para receberem o preenchimento. Caso seja mais de uma visita ao dentista, é feita uma restauração para que o local não fique aberto, e assim, proteger o dente.
Já na próxima visita, a restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e o canal são preenchidos completamente. Um material no formato cilíndrico é inserido nos canais e selado com um material específico. Pode ser colocado um pino de plástico ou de metal para garantir maior resistência. Para finalizar o procedimento, coloca-se uma coroa sobre o dente para fornecer uma aparência natural. Em caso de dente altamente fraturado, acrescenta-se um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.
Cuidados pós-operatórios
O dente restaurado durante o tratamento de canal pode durar por toda a vida se for tratado da forma certa. Em caso do surgimento de cárie no dente que foi feito o tratamento de canal, é necessário realizar uma obturação mesmo que o dente esteja sensibilizado. Por isso, após a realização do tratamento de canal, é imprescindível realizar uma boa higiene bucal e exames dentários frequentes para evitar problemas futuros.
Como já não há mais uma polpa viva, que foi removida durante o processo de tratamento de canal, para manter a hidratação do dente, os outros dentes que possuírem a raiz hidratada podem acabar tornando-se mais quebradiços e suscetíveis a danos, sendo um importante aspecto a ser considerado quando optar por uma coroa ou restauração quando realizar o tratamento de canal. Caso queira verificar se o tratamento de canal foi feito da forma certa, basta comparar radiografias atuais e antigas, já que que essa comparação poderá mostrar se o osso continua sendo danificado ou está passando por um processo de regeneração.