Tártaro dental e seus riscos para a saúde bucal
Tártaro dental, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite.
Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro dental também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite.
Somente a escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental antitártaro e o uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feito com instrumentos especiais, é conhecido como "raspagem".
Quais as principais causas do tártaro dental
O começo do surgimento do tártaro se dá principalmente por causa da má higienização dos seus dentes. É isso mesmo que você está lendo. Quem não escova os dentes enche a boca de bactérias. A mistura de proteínas deixadas pelos restos de alimentos e de saliva deposita nos dentes uma camada viscosa de sujeira. Essa camada recebe o nome de película adquirida. Todas as bactérias presentes na sua boca vão grudando nessa película. Inclusive, vão se alimentando desses restos de alimentos e se multiplicando. A placa bacteriana vai se formando e ficando cada vez mais sólida.
O tártaro acontece com ou sem alimentação e com ou sem açúcar industrializado. Diferente da cárie dentária, independentemente de ter ingerido certos tipos de alimento, a simples presença de placa bacteriana, nunca saliva com PH acima de 7, permite a calcificação e o que seria simples de remover com a escova de dentes torna-se um tipo de “pedra” que só o dentista pode limpar.
As doenças causadas pelo tártaro é que apresentam alguns sintomas completamente indesejáveis e desconfortantes. Todos esses sintomas podem ser evitados se você começar a higienizar os seus dentes de forma correta e não deixar que a sujeira se transforme em uma placa bacteriana, como:
- Manchas amareladas na raiz dos dentes;
- Sensação que algo está grudado nos dentes;
- Cáries que podem evoluir para canal se não forem tratadas a tempo;
- Inflamações na gengiva, com sangramento no local e vermelhidão em excesso. Essas inflamações na gengiva são chamadas de gengivites.
Como tratar o tártaro dental
O tártaro dental e a presença de placa bacteriana podem causar o aparecimento de diversas doenças e complicações nos dentes e gengiva, se não forem eliminados de forma adequada. Entre os principais problemas encontra-se a cárie dentária, com uma alta incidência entre a população. Caso não sejam removidos, a placa bacteriana e o tártaro poderão também irritar e inflamar a gengiva ao redor dos dentes, provocando o tártaro dental, e posteriormente periodontite, caso não seja tratada.
Se o tártaro já ganhou espaço existe um meio de resolver isso: indo ao dentista. Só ele pode resolver o problema, onde só poderá ser removido adequadamente através de uma raspagem realizada pelo cirurgião dentista. Por isso, o profissional fará uma limpeza profunda retirando todo o tártaro. Para quem usa aparelho ortodôntico, é exigido um pouquinho mais de esforço, mas nada impossível.
A remoção é bem semelhante, mas no consultório estamos acostumados com essa situação. O mais importante é a manutenção em casa. Existem escovas especiais para quem usa aparelho ortodôntico e requer um pouco mais de tempo de frente para o espelho para fazer uma boa limpeza.