O que um siso incluso causa na saúde bucal
Os dentes do siso, chamados de terceiros molares, são os últimos dentes a serem formados na arcada dentária. Por isso, a maioria das pessoas não possui espaço suficiente na boca para comporta-los quando eles nascem e, muitas vezes, eles acabam ficando retidos dentro da gengiva, tornando-se assim o siso incluso. Um dente do siso ao nascer já causa um nível de desconforto ou até mesmo inflamação na boca pela falta de espaço, agora um siso incluso pode gerar ainda mais incômodos, o que exigem um cuidado maior do paciente.
Problemas de um de siso incluso
Existem diversas causas para um siso incluso, entre elas estão alterações ósseas e no tecido da gengiva, doenças relacionadas aos tecidos que formam os dentes, falta do espaço adequado para o seu desenvolvimento e até mesmo a posição do siso incluso no interior da gengiva, que pode estar deitado, na diagonal ou de ponta cabeça. No caso do siso incluso, ao forçar sua saída pode trazer complicações ao paciente como:
- Dor e incômodo, pois ao se movimentar e forçar passagem pela gengiva o siso incluso pode vir a resultar em inflamações recorrentes;
- Destruição e reabsorção da raiz do dente vizinho, uma vez que a cada movimentação do siso incluso ao procurar espaço na gengiva acaba por movimentar o dente já presente deixando-o com sua raiz mole;
- Cistos e tumores nos tecidos periféricos, uma região importante para manter a estrutura dos dentes;
- Apinhamento dos dentes, quando os dentes da arcada dentária passam a ficar mais próximos vindo a entortar por conta da falta de espaço.
Sintomas de um siso incluso
A idade média do nascimento do siso é entre os 16 aos 20 anos, porém caso o paciente observe que a região ao fundo da boca está com a gengiva avermelhada, inchada ou dolorida pode ser o caso de um siso incluso. Caso esses dentes venham a entortar, o ideal é procurar um dentista, para que seja feito um tratamento e possivelmente a extração do dente.
Mas, existem situações em que o siso incluso não se manifesta, porém ainda age de forma silenciosa, podendo formar cistos e tumores que só serão percebidos quando estiverem em um estágio mais avançado. Esse caso só reforça a importância de consultas regulares ao dentista que solicitarão um raio x panorâmico para observar como o siso incluso está e quais os problemas que ele pode vir a apresentar no futuro.
Em grande parte dos casos de um siso incluso, o tratamento mais adequado é a extração do dente, idade mais recomendada para essa retirada é durante a adolescência, uma vez que os tecidos bucais são mais moles, a raiz do dente ainda não está bem formada e a cicatrização e recuperação do paciente será muito mais rápida. O siso incluso pode vir a ser um grande problema, com sintomas, dores e consequências muito desagradáveis para o paciente. Porém, procurar um dentista é essencial para que o diagnóstico e tratamento adequado sejam realizados da melhor forma possível e que os incômodos dentro da boca acabem.