Seu siso dente já nasceu?
O siso dente, ou terceiro molar, é um dos três dentes molares presentes em cada um dos quatro quadrantes que formam a arcada dentária. O siso dente é o dente que ocupa a última e, portanto, a posição mais interna da arcada dentária e por isso ele pode ser também chamado de oitavo, entre os muitos nomes atribuídos ao siso dente.
São quatro, no total, os dentes sisos: terceiro molar inferior, terceiro molar superior, direito e esquerdo, respectivamente. Eles podem ser mais de quatro ou menos, dependendo da formação de cada pessoa, pois o siso dente cresce e se desenvolve de diversas formas e depende muito das condições bucais de cada pessoa.
O siso dente é conhecido como dente do juízo, porque nasce mais tardiamente. Assim, o siso dente ou dente do juízo, presente em inúmeras línguas, deve-se ao fato de que geralmente aparecem entre o 16º e o 20º ou 25º ano de idade. E é justamente por isso que ele pode causar problemas.
Todo siso dente deve ser arrancado?
Um siso dente não causa, necessariamente, apinhamento dentário, ou seja, nem todo siso dente precisa ser arrancando, como pensa grande parte das pessoas. Acontece que, muitas vezes, ocorre um problema justamente pelo fato de o siso dente ser um dos últimos dentes permanentes a aparecer. Pode acontecer de não haver espaço suficiente na boca para acomodá-lo e ele acabar empurrando os outros dentes.
Assim, ao nascer o siso dente fica preso embaixo do tecido da gengiva por outros dentes ou pelo osso. Dessa forma, se os dentes estão inclusos, isto é, ocultos, pode ocorrer inchaço ou flacidez. Se o dente tiver, por sua vez, uma erupção parcial ou nascer mal posicionado também pode ocasionar problemas. Então pode acontecer que:
- Identifica-se que os terceiros molares não são úteis dentro da boca;
- O siso dente pode ou não ser arrancado;
- São dentes de difícil acesso para escovação e que requerem cuidado dobrado;
- O nascimento destes dentes deve ser acompanhado de perto pelo dentista.
Procure o dentista
Quando for ocorrer o nascimento de um siso dente, recomenda-se que seja acompanhado pelo dentista. Por isso, pessoas que têm entre 16 e 19 anos devem ter seus dentes examinados, pois se a retirada precisar ser feita, deve acontecer, preferencialmente, antes dos 20 anos.
No caso da retirada ou da extração, deve-se compreender que se trata de um procedimento simples e o dentista pode ver a necessidade de anestesia geral ou local. Após a extração do dente do siso ou de mais de um dente, será necessário permanecer por 30 ou 45 minutos no local, para prevenir e estancar um sangramento inesperado, que estando perto do dentista, pode ser facilmente controlado.
Outro sintoma recorrente após a extração é quando o paciente sente inchaço no local onde o dente do siso foi arrancado. Isso é normal e passará naturalmente após alguns dias. Não é preciso temer, mas deve-se cuidar sempre do siso dente com muita atenção. E sempre que preciso, procure um dentista.