Prótese protocolo uma boa opção para voltar a sorrir
A prótese protocolo é uma boa alternativa segundo especialistas, para pessoas que já perderam seus dentes e procuram por uma opção de prótese fixa. Se trata de um procedimento de implante dentário, mas tem como destaque proporcionar ao paciente uma função mastigatória de qualidade, além do efeito estético que torna a prótese protocolo tão natural quanto uma arcada dentária original.
Como uma prótese protocolo é utilizada?
Ela é uma prótese parafusada e fixa, camuflada sobre um determinado número de implantes, um mínimo de 4 implantes na arcada inferior e 6 na arcada superior, para que assim o paciente consiga sentir uma maior naturalidade ao usá-la. A prótese protocolo conta com uma estrutura interna confeccionada nos materiais de titânio e zircônio e é coberta por dentes feitos de cerâmica. Existe também a opção de a prótese protocolo possuir detalhes de cerâmica na coloração rosa claro ou escuro, que simulam a região da gengiva ao redor dos dentes, para que o resultado da prótese seja de uma maneira mais natural.
Uma prótese protocolo possui diversas vantagens, é produzida em um material resistente onde permite que o paciente possa mastigar de maneira perfeita. Além de manter a aparência , assim como a gengiva e dentes naturais, já que replica o formato da arcada dentária. Outra vantagem da prótese protocolo é o fato delas serem fixas sobre implantes, o que significa que não existe necessidade de se fazer o uso de pastas ou adesivos fixadores como nas dentaduras.
Cuidados de limpeza de uma prótese protocolo
Limpar uma prótese protocolo é um procedimento importante, é necessário que o paciente faça a remoção de resíduos dos alimentos entre os pinos dos implantes e da prótese protocolo de maneira delicada e cuidadosa, porém, sem deixar que os restos de sujeiras permaneçam presentes. Os cuidados na hora da limpeza são:
- Escovação: A escovação diária deve ser com produtos indicados pelo dentista, uma vez que algumas pastas de dentes possuem substâncias abrasivas que podem prejudicar o material da prótese;
- Uso do enxaguante bucal diário: Assim como o uso da pasta de dente o do enxaguante bucal deve ser orientado pelo dentista para que o material da prótese não seja prejudicado;
- Irrigador oral: Conhecido como fio dental de água, o irrigador oral nada mais é do que um aparelho que produz jatos de água com diferentes pressões, ele auxilia na higienização da boca, removendo os resíduos de alimentos que ficam presos entre a gengiva e a prótese, além de massagear a gengiva e melhorar a circulação da região;
- Manutenção: A cada 6 meses é necessário que o paciente retorne ao dentista em visitas regulares, para que assim o profissional faça limpezas mais profundas, que ajudarão a evitar a formação da placa bacteriana e problemas futuros.
Uma boa higienização bucal pode evitar diversos fatores que possa vir a ser um problema no futuro como cárie, gengivite e mau hálito. Quando o acúmulo de placa bacteriana na superfície da prótese ocorre pode causar doenças sérias e até mesmo possíveis infecções. Estar com a higiene bucal em dia é fundamental para a manutenção adequada da prótese protocolo e assim manter e exibir um sorriso bonito e saudável.