Prótese fixa dentaria restaurando a saúde bucal e o sorriso dos pacientes
Somente quem perdeu um ou mais dentes sabe o quanto a falta de dentição pode afetar a saúde bucal e autoestima de uma pessoa. Mas, atualmente existem alternativas que podem ajudar a devolver o sorriso bonito e saudável ao paciente, como a prótese fixa dentária, que substitui dentes que foram perdidos devido à destruição coronária ou a restauração de dentes que foram submetidos a um tratamento de canal, o que confere uma maior resistência ao dente. A restauração através da prótese fixa dentaria pode restabelecer apenas um dente ou vários, chamada de ponte fixa ou prótese parcial fixa.
Para que serve uma prótese fixa dentaria?
A prótese fixa dentaria é um método para se repor os dentes perdidos, que pode vir a ser unitária, para um só dente ou parcial, quando se une três ou mais dentes. Ela proporciona e adquire a aparência e função de um dente natural e depois de instalada na boca não pode ser retirada, se trata de um procedimento permanente.
Enquanto a estética é um dos aspectos mais levados em conta pelo paciente ao optar por uma prótese fixa dentaria, existem outras vantagens do método que também são importantes e devem ser considerados como a melhoria da função mastigatória e a fonética, o paciente é beneficiado ao conseguir voltar a se alimentar de forma adequada e recupera totalmente a capacidade de articulação de palavras e sons. Existem diversos matérias que podem ser utilizados em uma prótese fixa dentaria, os mais comuns são:
- Metal com porcelana;
- Porcelana com zircônia;
- Porcelana pura;
- Resina com metal.
Como cuidar corretamente de uma prótese fixa dentaria?
Assim como um dente permanente natural, a prótese fixa dentaria precisa ser escovado e higienizada diariamente, mas também precisa de cuidados especiais. O paciente deve redobrar a atenção durante a higiene bucal, na escovação além do uso das escovas tradicionais, é indicado também a utilização de escovais especiais como as interdentais, que auxilia na higiene entre os dentes unidos e abaixo dos dentes suspensos, além das escovas de tufos que ajudam na limpeza entre a prótese fixa dentaria e o dente de suporte. Quando for utilizar o fio dental, o paciente pode usar um produto chamado de passa fio que ajuda a atingir a região abaixo do dente, unidos pela prótese.
A durabilidade de uma prótese fixa dentaria também depende de alguns fatores como o correto preparo do dente que vai receber a prótese, a adaptação correta da prótese ao dente, o espaço suficiente e a boa qualidade dos materiais utilizados no procedimento, a adequada relação da prótese com os dentes vizinhos. Além de serem fundamentais a manutenção da higiene bucal e visitas regulares ao consultório do dentista para limpezas com flúor e manutenção da prótese fixa dentaria.
Buscar o tratamento ideal através de um cirurgião dentista é fundamental, uma vez que somente um especialista poderá ser capaz de indicar qual o melhor método a ser adotado em cada caso. Uma prótese fixa dentaria trará uma saúde bucal adequada, além de trazer de volta a autoestima do paciente que pode voltar a sorrir sem medo.