Conheça os benefícios do plano de dentista
Com o objetivo de prevenir e tratar problemas ou doenças bucais, a contratação de um plano de dentista é a opção mais indicada. Nesse caso, o cliente começa a cuidar de forma correta da saúde bucal, utilizando os diversos procedimentos odontológicos disponíveis. Afinal, o cuidado ideal com a região bucal é algo que jamais deve ser negligenciado, pois afeta o funcionamento do corpo como um todo.
Existem várias vantagens para as pessoas que buscam contratar um bom plano de dentista, como os preços mais baixos que os consultórios particulares e a ampla cobertura de procedimentos. Por isso, é importante pesquisar bastante a respeito e escolher o convênio que ofereça o melhor custo-benefício.
Procedimentos com cobertura no plano de dentista
Com os preços acessíveis e a conscientização da população em relação à importância de cuidar da saúde bucal, o plano de dentista se populariza a cada ano que passa. Afinal, ele consegue cobrir uma série de procedimentos essenciais para o cuidado da região bucal, como:
- Profilaxia: a profilaxia, também chamada de limpeza, consegue remover as placas bacterianas, invisíveis a olho nu, e as placas bacterianas calcificadas, chamadas de tártaro. A limpeza realiza a manutenção ideal da saúde bucal e ainda evita o surgimento de problemas ou doenças bucais mais graves, como cáries e inflamação na gengiva;
- Endodontia: se o paciente apresentar uma cárie e não tratá-la no início, ela pode se desenvolver e chegar até a raiz do dente, atingindo a dentina e provocando a necessidade de realizar a endodontia, conhecida como tratamento de canal. Esse procedimento envolve a abertura de um buraco no dente, com a utilização de uma broca, inserção de uma pequena agulha no interior do dente e remoção da polpa contaminada. Dessa forma, o dentista consegue descontaminar e limpar o canal;
- Periodontia: o tratamento de gengiva, também chamado de periodontia, tem como objetivo desinflamar a região da gengiva, que pode ter desenvolvido a gengivite ou periodontite. Para isso, o dentista realiza uma limpeza nos dentes, fazendo a retirada de tártaros e placas bacterianas invisíveis a olho nu. Se a gengiva estiver muito inflamada, o profissional pode também receitar antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor;
- Tratamento de mau hálito: quando um paciente chega ao dentista para tratar o mau hálito, inicialmente o profissional precisa saber a causa do seu surgimento, realizando uma avaliação geral da boca do paciente. Além disso, ele solicita informações sobre os seus hábitos e históricos de doenças e, caso seja necessário, também pede exames clínicos. Depois da conclusão do diagnóstico, o dentista é capaz de indicar o melhor tratamento para o caso do paciente ou encaminha-o para um especialista caso o mau hálito seja causado por um motivo extrabucal.
Opções para plano de dentista
Quando uma pessoa deseja escolher um plano de dentista, ela pode escolher algumas opções, como o familiar ou individual. A primeira opção é indicada para quem deseja incluir toda a família (filhos, esposa, marido, mãe, pai) num plano sem ter que gastar muito por isso, enquanto a segunda é recomendada para pessoas que preferem contratar um plano somente para si mesmo.