Conheça a ortodontia lingual
Com o avanço tecnológico na área da ortodontia, atualmente os pacientes podem escolher um entre diversos tipos de tratamento existentes, cada um com vantagens e valores específicos. Nesse contexto, surgiu a ortodontia lingual, que oferece a modalidade de aparelho ortodôntico mais sutil de todas.
Ainda que possua a mesma estrutura que o aparelho fixo metálico, o aparelho da ortodontia lingual é posicionado atrás dos dentes. Dessa forma, ele fica em contato com a língua e não com os lábios, tornando-se praticamente imperceptível. No entanto, para quem deseja aderir a esse tipo de tratamento, recomenda-se já fazer uma reserva financeira boa, pois o aparelho pode custar até quatro vezes mais que o fixo metálico.
Vantagens da ortodontia lingual
Ainda que a ortodontia lingual seja a opção mais discreta de todas, é importante ressaltar que ela não serve para todos os casos. Geralmente, o aparelho lingual, também chamado de aparelho interno, é indicado para casos simples e de curta duração. De qualquer forma, para quem pode iniciar esse tipo de tratamento, existem diversas vantagens oferecidas ao paciente, como:
- Não afeta a harmonia do rosto;
- Os bráquetes do aparelho lingual não são evidentes;
- Possibilita uma visão ampla em relação ao progresso do tratamento nos dentes;
- Possibilita que seja feito um clareamento nos dentes sem que aconteça a retirada do aparelho;
- Facilita a vida do paciente para eventos como casamento, já que ele não precisa retirar os bráquetes;
- Por estar em contato com a língua, o aparelho interno não provoca feridas na região dos lábios;
- Não existe a sensação de estar com lábios maiores, pois o aparelho não projeta os lábios para frente;
- Não interfere na autoestima e na confiança do paciente.
Adaptação com a ortodontia lingual
Assim com os outros aparelhos em geral, o paciente também precisa de um tempo de adaptação com o aparelho lingual, já que é um corpo estranho dentro da boca. Por isso, é importante ressaltar alguns pontos em relação a ele.
Nas primeiras semanas, o paciente pode notar algumas lesões na língua devido ao aparelho, já que ele fica em atrito com essa região. No entanto, os machucados saem rapidamente, mas recomenda-se aderir a uma alimentação saudável, líquida e pastosa nos primeiros dias para facilitar a adaptação.
Outro ponto importante é a higienização, pois ela pode ser complicada no início, já que o paciente não está acostumado. Nessa situação, a escova interdental ajuda bastante, eliminando resíduos entre os dentes e os bráquetes. Além disso, a escova de dente comum, o fio dental e o antisséptico bucal não devem ser deixados de lado.
Em relação à fala, é comum que haja uma distorção na fonética durante o início. Para contornar esse problema, é importante falar devagar até conseguir se adaptar ao aparelho, porque a língua precisa de contato com a parte posterior do dente para produzir os sons. De qualquer forma, todos esses aspectos são facilmente contornáveis após um tempo de uso da ortodontia lingual, então ela não apresenta grandes dificuldade para a adaptação correta do paciente.