Mau hálito estômago é um sintoma para possíveis doenças
O mau odor na boca é um problema comum e que muitas vezes está relacionado a má higiene bucal. Embora não seja uma das principais causas do mau cheiro bucal, o mau hálito estômago pode ser o responsável caso o paciente tenha determinados problemas estomacais. Doenças de estômago e os hábitos alimentares do paciente contribuem para que o mau hálito estômago ocorra.
Causas mais comuns para mau hálito estômago
O mau hálito, conhecido também como halitose, é causado por bactérias que liberam o odor de enxofre ao se alimentarem de restos de alimentos e tecidos descamados encontrados na boca e no trato digestivo. Caso o paciente possua disfunções estomacais, a quantidade desse material disponível no corpo para as bactérias é maior, assim como a presença de gases que o organismo libera, o que vem a contribuir e agravar os casos de mau hálito estômago. Os fatores que contribuem para o mau hálito estômago são:
- Má digestão: Consiste na dificuldade em digerir os alimentos e causa dor, enjoo e vômito. Por permanecer mais tempo no estômago, o chamado bolo alimentar libera gases que contribuem para o aparecimento do mau hálito estômago;
- Gastrite: Além da demora para o esvaziamento do estômago que leva à proliferação de bactérias na região, o mau hálito estômago também é causado através da liberação de gases no corpo que resultam da má digestão;
- Úlcera estomacal: Quando a gastrite não é tratada de uma forma adequada, elas dão origem as úlceras estomacais, que são feridas doloridas na parede do estômago. Muitas vezes as úlceras são causadas pela presença de bactérias como a H.pylori e Prevotella intermedia, que causam o aumento significativo dos gases, contribuindo assim para o mau hálito estômago através da decomposição de alimentos e tecidos mortos;
- Refluxo gastroesofágico: No refluxo, o mau cheiro é causado pela volta dos alimentos já digeridos para a garganta e boca, o que causa a azia e queimação na região. Essa condição leva ao aumento de bactérias na boca, além de contribuir com problemas dentais como a desmineralização dentária, por conta da ação do ácido estomacal, contribuindo assim também para o mau hálito estômago.
Hábitos alimentares x mau hálito estômago
Os alimentos consumidos no dia a dia, podem ser um dos agravantes do mau hálito estômago e dos problemas estomacais do paciente. Comer apressadamente, sem mastigar de maneira adequada, dificulta a digestão da comida e contribui para a permanência do bolo alimentar no estômago por um maior período de tempo. Ingerir refrigerante e álcool, além do uso do cigarro, também fazem mal a saúde do estômago, isso porque eles causam a descamação dos tecidos, o que prejudica a digestão e absorção dos nutrientes, o que causa o agravamento do mau hálito estômago e favorecem o surgimento de bactérias.
Para prevenir e eliminar o mau hálito estômago é fundamental possui uma higiene bucal adequada. Assim como, conhecer a origem e a causa do problema de mau odor na boca, por isso visitas regulares ao dentista ajudarão na identificação do problema e somente assim o profissional poderá contribuir, indicando a melhor forma de se tratar o problema do mau cheiro.