Mau hálito é um sintoma que pode ser tratado facilmente
O mau hálito não é considerado uma doença, porém é um grande sintoma de que não está certo no organismo. O nome desse sintoma é halitose e o mau hálito é o mau cheiro do hálito, que é o ar que a pessoa expira pela boca.
De forma errada algumas pessoas acabam atribuindo o mau hálito a problemas que nascem no estômago, porém as válvulas que se fecham após a passagem dos alimentos (conhecidas como esfíncteres gastrointestinais) fazem com que isso seja impossível de acontecer. Segundo dentistas renomados, são duas as situações que permitem com que isso ocorra, isto é, que tenha relação com o estômago: quando a pessoa arrota ou se há o refluxo gastresofágico, situação onde existe a deficiência no funcionamento da válvula que separa o esôfago do estômago.
Os problemas na gengiva que resultam em mau hálitos são inúmeras, entre elas:
- Excessos de tecido gengival;
- Dentes semi-inclusos;
- Feridas cirúrgicas;
- Cárie aberta e extensa;
- Próteses mal adaptadas;
- Abscessos.
Descobrindo o mau hálito
O diagnóstico de mau hálito deve ser feito por um médico através de uma boa anamnese e exame clínico. Esses exames devem incluir uma análise de doenças em cavidade oral e do fluxo salivar. Outros exames podem ser solicitados pelo dentista como exames físicos, análise do fluxo salivar, questionários, exames de sangue e, em determinados casos, endoscopia, para analisar a região gastrointestinal.
Geralmente o mau hálito não percebido pelo portador do sintoma e são alertados por amigos e familiares a respeito do problema. Em casos assim, o paciente deve procurar imediatamente o dentista para verificar os sintomas e se existe algum problema na região.
Minando as causas do problema
As principais causas que fazem com que ocorra o mau hálito são de origem bucal, como a língua saburrosa (uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior da língua, que se forma basicamente quando se existe uma diminuição da produção de saliva) e as doenças da gengiva quando não são tratadas.
A placa bacteriana que se forma naturalmente na boca é uma das principais causas do mau hálito. Sendo assim, é muito importante manter uma higiene bucal bem feita, nunca se esquecendo de usar o fio dental e enxaguante bucal, deixar de lado o cigarro e sempre ir a uma consulta no dentista, mesmo que não haja problemas visíveis nos dentes. Desta forma, fica mais fácil evitar problemas que causem o mau hálito.
A boca seca também é uma situação em que pode ocorrer o mau hálito, pois a saliva ajuda a remover partículas e resíduos da boca. Nunca pode-se deixar de prestar atenção se alguns remédios podem causar secura na boca. Neste caso, a água também deve ser ingerida e é algo importante para todo o corpo e uma das principais formas para evitar o mau hálito.
Dormir de boca aberta é um fator que pode causar o mau hálito, já que o jejum, quando aliado à diminuição do fluxo de saliva que acontece normalmente durante o sono, ocasiona um mau odor na boca.