O inchaço na gengiva ajudando a prevenir
Enquanto a gengiva saudável é rosada e firme, o inchaço na gengiva tende a ser avermelhada e estufada. Muitas vezes, este é um dos primeiros sinais do inchaço na gengiva. Por isso, é importante falar com um dentista o quanto antes, porque este pode ser um sinal de algo mais grave.
A causa mais comum do inchaço na gengiva é a placa bacteriana que instantemente se forma na parte superior, ao redor e entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos não são retirados da boca. A menos que a placa bacteriana seja removida, ela pode causar o inchaço na gengiva ao redor dos dentes. Essa inflamação pode eventualmente chegar ao alvéolo dentário que segura o dente ou até mesmo causar problemas mais graves, como a periodontite. Contudo, existem outras causas de gengiva inchada.
Quais os tratamentos para o inchaço na gengiva
O tratamento para o inchaço na gengiva depende da sua causa e, por isso, a pessoa com este sintoma deve consultar um dentista para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, sendo fundamental manter uma higiene bucal correta. Além do tratamento indicado pelo dentista, para diminuir o inchaço da gengiva pode-se fazer bochecho com água morna e sal, pois ajuda a combater os sinais inflamatórios e a evitar a proliferação de bactérias.
Além do tratamento indicado pelo dentista, para diminuir o inchaço da gengiva pode-se fazer bochecho com água morna e sal, pois ajuda a combater os sinais inflamatórios e a evitar a proliferação de bactérias. O tratamento do inchaço na gengiva deve ser recomendado pelo dentista e varia de acordo com a circunstância de cada caso, como:
- Gengivite: A gengivite é caracterizada pela inflamação e inchaço da gengiva devido à presença excessiva de bactérias. Essa situação pode ser facilmente tratada por meio de melhora da escovação, limpeza dos dentes no consultório do dentista e uso de pastas para dentes sensíveis;
- Aftas: No caso do inchaço das gengivas devido à presença de aftas, o dentista pode indicar o uso de remédios analgésicos para aliviar a dor, ou a aplicação de água oxigenada diretamente na região inchada para combater a infecção;
- Alterações hormonais: Nesses casos, o tratamento deve ser recomendado pelo endocrinologista e é feito por meio da reposição hormonal, que diminui não só o inchaço das gengivas, mas também alivia outros sintomas que podem existir;
- Má nutrição: O consumo de alimentos pobres nutricionalmente também podem levar ao inchaço na gengiva e, por isso, é recomendado adotar uma dieta saudável e equilibrada e evitar alimentos ricos em açúcar e gordura, uma vez que podem ficar acumulados nos dentes e favorecer à proliferação de bactérias, resultando no inchaço da gengiva.
Causas do inchaço na gengiva
Diferentes problemas e hábitos podem deixar o inchaço na gengiva como fumar, por exemplo. Quem usa produtos que contém tabaco está mais propenso a desenvolver alguma doença na gengiva. No entanto, a maior causa do inchaço na gengiva é o acúmulo de placa bacteriana, ocasionado pela má higienização bucal. Então é importante escovar os dentes da maneira correta e usar fio dental e trocar a escova de dente periodicamente. Alterações hormonais também podem ser a causa do inchaço na gengiva.
Durante a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa, por exemplo, há um crescimento na liberação de hormônios que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido, o que acaba ocasionando o inchaço. Além disso, aftas e machucados no inchaço na gengiva também são capazes de desenvolver o problema.