Implante dentário traz vitalidade e saúde ao paciente
As pessoas estão cada vez mais em busca de realizar um implante dentário, porém ainda existem dúvidas em torno dos valores cobrados pelo serviço e de como funciona o procedimento. O implante dentário é um pino em formato de cilindro produzido em titânio que é aplicado na parte de dentro do osso, logo abaixo da gengiva, e presta a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente, que é segurar e dar resistência a ele. É sobre esse implante dentário que o cirurgião aplica o dente.
Altamente indicado para quem já perdeu os dentes originais, o implante dentário é importante para quem não pode recuperar algum dente mesmo com a aplicação de coroas e que precisa ser extraído. Para isso, o cirurgião faz uma análise da boca do paciente para que a aplicação do implante dentário possa ser realizada.
Os pacientes que fazem o implante dentário têm vários benefícios, como:
- Ossos da boca saudáveis;
- Fim da sensibilidade;
- Melhora do funcionamento do organismo;
- Melhora da qualidade de vida;
- Os outros dentes não são danificados.
Pré-operatório do implante dentário
Nem todos os casos são indicados para se colocar um implante dentário, já que é necessário que o paciente apresente boas condições de saúde como um todo para evitar maiores problemas. Quem é portador de doenças crônicas como diabetes e pressão alta, por exemplo, podem fazer a cirurgia de implante dentário apenas se fizerem acompanhamento médico constante e se medicando corretamente. Dependendo do caso, o cirurgião que fará o implante dentário se comunica com o médico do paciente para que possam fazer a avaliação da possibilidade de fazer a cirurgia.
Pessoas que ainda não tem o ciclo do crescimento ósseo completo, como crianças e jovens, não devem realizar a cirurgia de implante dentário já que, depois da osseointegração, o implante não se movimenta mais, prejudicando toda a arcada. Mas a odontologia está avançando nesse quesito e verificando propostas para a situação.
Para fazer o implante dentário, alguns exames são solicitados pelo cirurgião dentista pois ele precisa saber como anda a gengiva e dos ossos de quem irá realizar o processo. Para isso, exames de radiografia panorâmica e tomografia computadorizada são solicitados. É muito importante que o dentista possa solicitar exames complementares para que possa ser feito o valor de implante dentário. Ele precisa saber como está a saúde do paciente com relação à glicose, por exemplo.
Como funciona o pós-operatório?
O pós-operatório desse tipo de cirurgia geralmente é muito tranquilo, devendo o paciente se alimentar apenas com uma dieta líquida e gelada nas 12 primeiras horas após a cirurgia. Feito isso, uma dieta pastosa pode ser incluída pelas outras 12 horas após. Depois de 24 horas da realização do implante dentário, a pessoa pode voltar a comer normalmente, evitando apenas alimentos muito duros e que exijam maior mastigação.
É indicado que ele durma com a cabeça mais alta que o corpo e evite bochechos, já que isso aumenta a possibilidade de sangramento. O retorno ao trabalho pode acontecer já no dia seguinte à cirurgia de implante dentário, mas, caso o paciente trabalhe diretamente no sol, esse retorno deve ser adiado.