Entenda como funciona a DTM tratamento
A disfunção na articulação temporomandibular, conhecida também como DTM, é um problema de saúde que não tem cura, mas é possível amenizá-lo com a DTM tratamento. As causas para o surgimento dessa disfunção são variáveis, podendo ser do campo emocional ou do campo físico, então o profissional precisa fazer o diagnóstico adequado do paciente para depois começar o tratamento.
O paciente diagnosticado com a DTM pode relatar sintomas como dor de cabeça, deslocamentos e estalos da mandíbula, dificuldade para realizar movimentos bruscos com a boca e a presença de zumbidos. Logo, essa disfunção afeta a qualidade de vida do paciente e precisa da DTM tratamento.
Causas da DTM
Como já foi adiantado, a DTM pode surgir tanto por motivos emocionais quanto físicos. Por isso, é importante descobrir a causa do seu aparecimento para que, assim, seja possível indicar a DTM tratamento correta. Nesse sentido, as causas mais comuns para o surgimento dessa disfunção são:
- Ansiedade;
- Estresse;
- Má oclusão;
- Lesão na cabeça, no pescoço ou na mandíbula;
- Bruxismo (ato de ranger inconscientemente os dentes);
- Artrite;
- Desalinhamento dos dentes.
DTM tratamento para o paciente
Para realizar o diagnóstico da disfunção da articulação temporomandibular, inicialmente é necessário visitar o dentista, que escolhe o tratamento mais indicado para cada caso. Na fase de diagnóstico da disfunção da ATM no paciente, o dentista primeiro promove uma bateria de perguntas sobre os principais sintomas e histórico de doenças do paciente, solicita exame físico e também pode pedir exames complementares como os exames de imagem, dentre eles a ressonância magnética, o raio-x e a tomografia computadorizada da mandíbula.
Se o profissional notar que o paciente precisa de cirurgia, ele será indicado para um cirurgião bucomaxilar ou um cirurgião crânio-maxilo-facial. Nos casos em que a cirurgia não é necessária, o paciente pode precisar injetar a toxina botulínica para melhorar o problema muscular ou passar a fazer uso da placa de bruxismo, feita com o material de acetato transparente, para controlar o ranger dos dentes. Ambos tratamentos são indicados para os casos de bruxismo.
Outra possibilidade de DTM tratamento são as técnicas de relaxamento, com o objetivo de amenizar a ansiedade. Nesse caso, o dentista geralmente encaminha o paciente ao psicólogo e psiquiatra. De acordo com o diagnóstico do paciente, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares ou anticonvulsivante e antidepressivos.
A termoterapia também pode ajudar nos sintomas da DTM, mas é necessário que o dentista analise o caso do paciente para verificar se essa é a opção ideal. Existe também a fisioterapia, promovendo a movimentação das articulações temporomandibulares e auxiliando para que a dor não progrida. Outro tipo de terapia indicada é a laserterapia, cujo objetivo é estimular os músculos e articulações da região afetada.
Dessa forma, existem diversos tipos de DTM tratamento, mas o indicado para cada caso vai depender da consulta com o dentista. Por isso, torna-se fundamental marcar uma visita ao profissional o quanto antes para impedir que a dor se agrave e atrapalhe ainda mais as atividades diárias.