Dor no maxilar perto do ouvido cuidados para não agravar sua saúde
Dor no maxilar perto do ouvido pode ter como primeira hipótese diagnosticada distúrbios da articulação temporomandibular (DATM), mas pode ocorrer devido a várias causas, tais como neuralgia do trigêmeo, fibromialgia, sinusite, mastoidite, otite e entre outros.
A mastigação é uma ação bem complexa, e que engloba vários músculos e grupos musculares, ossos, articulações e ligamentos. Estes são os responsáveis pela capacidade de abrir e fechar a mandíbula de forma coordenada. Quando essa harmonia se desequilibra de alguma forma, o resultado é uma série de sintomas e sinais chamado "Distúrbios da Articulação Temporomandibular", mais conhecidos pela sigla DATM. Esse termo engloba dois grandes grupos de pacientes: os que exibem patologias da articulação temporomandibular em si e os que exibem distúrbios tocantes aos músculos da mastigação (disfunção dolorosa miofascial). Em caso de dor no maxilar perto do ouvido, um médico deverá ser consultado para avaliação, tratamento e/ou encaminhamento a um cirurgião bucomaxilofacial ou otorrinolaringologista, se necessário (distúrbios da ATM).
Tratamento necessário para prevenir a dor no maxilar perto do ouvido
Traumatismos podem lesar ligamentos, cartilagens ou os ossos que contêm a articulação. Como resultado do processo inflamatório que se forma no local, há liberação de várias substâncias (citocinas) que agridem os tecidos articulares. O tratamento varia de acordo com o tipo de patologia, mas há medidas gerais que podem aliviar a dor no maxilar perto do ouvido, como:
- Repouso: embora a articulação não deva ser imobilizada, não é recomendável mastigar alimentos duros;
- Local: compressas quentes trazem alívio; aplicações de ultrassom ou ondas curtas podem obter o mesmo efeito com mais eficiência;
- Relaxantes musculares;
- Correção de problemas dentários e uso de próteses para proteger a articulação durante o sono;
- Massagens, manipulação cuidadosa e aplicações de ultrassom;
- Cirurgia e artroscopia em casos selecionados.
Como evitar dor no maxilar perto do ouvido
Se você estiver com dor no maxilar perto do ouvido é imprescindível marcar uma consulta com o dentista para que ele avalie sua saúde oral e identifique a causa do problema. Algumas medidas simples podem ajudá-lo a reduzir as dores ou mesmo evitá-las, especialmente se estiverem relacionadas ao estresse e sobrecarga dos músculos mandibulares, como falar devagar, já que a pronúncia pausada de cada palavra movimenta muitos músculos da face e é um ótimo exercício para a mandíbula, fortalecendo a região. Bocejar também, além de serem importantes para a oxigenação do cérebro, eles ajudam a exercitar o maxilar e por último, não forçar o limite de abertura da boca, sem abrir a boca exageradamente.
Ao receber um paciente com dor no maxilar perto do ouvido, é necessário realizar uma pesquisa de comportamento para entender os seus hábitos. O histórico do paciente também pode ser muito útil. Fatores como dores crônicas na face, tomadas frequentes de medicamentos, distúrbios psicossociais, fraturas nos dentes, entre outros são importantes para o diagnóstico. Depois, aplico um teste para medir a atividade dos músculos da face em várias situações nas quais ele se encontra no seu dia a dia. Nestes testes, é detectado as atividades musculares incomuns e introduzimos o equipamento feito sob medida para o caso do paciente. Este dispositivo vai atuar, sinalizando ao cérebro toda atividade inconsciente fora do normal, fazendo com que o usuário absorva estes sinais e restabeleça os movimentos naturais, reduzindo a hiperatividade muscular.