Entenda o porquê da dor de dente após canal
O tratamento de canal tem como objetivo limpar o interior do dente contaminado por uma cárie que chegou à raiz. A agulha utilizada no procedimento pode chegar até o final da raiz do dente e, por isso, é comum que pacientes relatem sentir dor de dente após canal, principalmente no momento da mastigação.
Logo, a sensibilidade na região causa um desconforto, que pode durar até três semanas depois do tratamento. Para contornar isso, o dentista costuma receitar analgésicos e anti-inflamatórios para que a dor seja aliviada. No entanto, caso a dor de dente após canal persista por um tempo maior que o estimado, é necessário realizar uma consulta com o profissional para identificar o problema.
Como acontece o tratamento de canal
O tratamento de canal pode ser feito em crianças, adultos e idosos que possuem o dente com o canal contaminado. Para diagnosticar o problema, é comum que o dentista faça uma avaliação geral da boca e realize uma conversa com o paciente para identificar os principais sintomas. Após o diagnóstico, torna-se possível iniciar o procedimento, que consiste nas seguintes etapas:
- Na fase inicial, o profissional utiliza uma broca para abrir um buraco no dente;
- Logo após, ele insere as limas (pequenas agulhas) para que seja possível alcançar o interior do dente;
- Quando atingir a polpa infectada, o profissional a remove, realizando a descontaminação e limpeza da região;
- Para fechar o canal, costuma ser utilizado o cimento odontológico feito de hidróxido de cálcio;
- Para fechar o buraco no dente, o dentista utiliza uma coroa de resina composta ou porcelana nos dentes frontais e ligas de prata ou ouro nos dentes pré-molares e molares.
Causas da dor de dente após canal
Ainda que seja comum a dor de dente após canal, ela também pode ser resultado de algum problema. Nesse caso, se não tiver sido feita a obturação ou a coroa do dente, o paciente pode ter desenvolvido uma nova contaminação na região do canal. Além disso,a coroa colocada pelo dentista pode ter quebrado, causando dor de dente após canal e na gengiva.
Por olharem o preço e não a qualidade, alguns pacientes não se importam com a competência do dentista e realizam o tratamento do canal com o profissional mais barato que tiver. No entanto, essa opção não é nada recomendada, porque um procedimento mal feito pode não eliminar todas as bactérias presentes no canal, resultando na necessidade de realizar um novo tratamento.
Dessa forma, é muito importante escolher um profissional competente, de preferência um dentista especialista em endodontia, para realizar o procedimento. Afinal, ainda que seja relativamente simples, o tratamento deve ser muito bem realizado para que não traga prejuízos ao paciente.
Caso seja necessário economizar no procedimento, recomenda-se contratar um plano dental de qualidade. No geral, os convênios disponíveis são bastante acessíveis financeiramente e apresentam uma ampla cobertura, como o tratamento de canal, gengiva e mau hálito. Logo, torna-se possível ter uma saúde bucal perfeita sem gastar muito para que isso aconteça.