Dor de dente de dente pode ter inúmeras causas e indica problemas
A dor de dente indica que alguma coisa na saúde bucal não anda bem. Para se ter ideia, uma das queixas mais comuns desse tipo de dor são as cáries. Ela surge na superfície dos dentes e corrói seu esmalte. O esmalte do dente é uma região sem terminação nervosa e a cárie passa despercebida por lá. Porém, quando ela evolui para a parte interna do dente (dentina) o paciente começa a sentir uma dor de dente.
Entre as razões existentes para uma dor de dente estão o ligamento periodontal, bruxismo e briquismo, problemas originados a partir do atrito intenso dos dentes, causando, assim, desgaste do esmalte.
Bem diferentes dos jovens, os idosos não sentem dor já que, com o passar da idade, o fechamento dos túbulos dentários podem acontecer. Desta forma, é altamente recomendável a visita a um dentista periodicamente já que as cáries podem se instalar sem causar o menor sintoma de dor de dente.
Alguns dentistas indicam o uso de determinados paliativos quando houver dor:
- Bochecho com água morna e sal;
- Alho;
- Própolis;
- Cravo da índia.
Tratamento de canal é feito após dor de dente intensa
Quando exposta, a raiz do dente pode causar muita dor de dente. Ela pode ficar exposta por inúmeros motivos como a escovação do dente com muita força, fazendo com que a gengiva se retraia, ocasionando, assim, a dor de dente e a necessidade de fazer um canal.
O tratamento de canal é um processo que, em muitas situações, não é realizado em apenas um dia, porém, é fundamental para o alívio da dor de dente. Inicialmente é feita uma abertura no dente e, em seguida, a pulpectomia, onde a polpa infeccionada é retirada. O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limpos para, assim, receberem o preenchimento. Caso seja realizada mais de uma visita para a realização do canal, é feita uma restauração para que o local não fique aberto e para proteger o dente.
Na visita seguinte, a restauração anterior é eliminada e a cavidade da polpa e o canal são preenchidos definitivamente. Um material em formato de cone é colocado nos canais e selado com um material apropriado. Pode ser posto um pino de plástico ou metal para garantir maior resistência no local. O processo é finalizado ao acrescentar uma coroa sobre o dente para fornecer uma aparência natural. Em caso de dente muito danificado, coloca-se um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.
Sensibilidade nos dentes também causam muita dor
A sensibilidade nos dentes também causa muita dor de dente e é uma das reclamações mais comuns em consultórios dentários. Ter os dentes sensíveis é uma condição que se desenvolve durante o tempo e pode ser causada por retração gengival ocasionada por uma escovação com muita força e desgaste do esmalte dentário. Isso resulta em muita dor durante a ingestão de alimentos frios e quentes, que podem ser resolvidas como uso de pasta de dente adequada e para aliviar os sintomas, por exemplo.