Dicas sobre dentista implante
Quem perdeu parte dos dentes provavelmente pensou em fazer algum procedimento odontológico para recuperar o sorriso completo. Nessa situação, recomenda-se saber mais sobre o dentista implante. Esse procedimento tem uma alta de sucesso entre os pacientes, já que não existe rejeição do corpo em relação ao implante. Além disso, o tempo de cirurgia é relativamente curto, levando aproximadamente 30 minutos para cada implante, e o paciente pode ficar com o dentista implante por tempo indeterminado, pois isso depende do cuidado que ele terá com a saúde bucal após o procedimento.
Para quem se interessar por essa operação, vale a pena destacar que nem sempre os planos odontológicos realizam a cobertura. Por isso, é importante se preparar antecipadamente e reservar uma quantia significativa para fazer o procedimento. De qualquer forma, esse é um ótimo investimento, já que, além do benefício estético, o dentista implante possibilita a recuperação ideal das funções respiratórias, mastigatórias e da fala.
Tipos de material da prótese
O objetivo do dentista implante é servir como um suporte para que o local possa receber a prótese. Nesse contexto, o paciente pode escolher um entre diversos tipos de material utilizado para fazer a prótese, como:
- Resina acrílica sobre estrutura em metal: é a escolha mais feita, por ser a mais barata. No entanto, apesar do resultado estético satisfatório, a prótese desse material pode sofrer desgaste e amarelamento;
- Resina composta sobre estrutura em zircônia: unindo preço acessível e resultado satisfatório, esse tipo se revela como uma boa opção. Além disso, a resina composta com cerâmica (porcelana) conta com uma ótima durabilidade;
- Zircônia pura: apresenta alta durabilidade, preço acessível e resultado estético incrível;
- Porcelana sobre estrutura em zircônia: esse tipo de prótese possui vantagens relacionadas à estética e durabilidade, então o material é bastante recomendado;
- Porcelana sobre estrutura em metal: nesse tipo de prótese, o acrílico é substituído pela porcelana, então promove próteses mais harmônicas, com aspecto natural e ótima durabilidade.
Tipos de dentista implante
Quando o paciente realiza uma visita com o profissional que vai colocar o dentista implante, o paciente pode escolher diferentes tipos de implante. Quanto ao material, o cilindro de titânio ainda é o mais comumente utilizado. Afinal, a grande vantagem do titânio é ser altamente resistente, leve e compatível com o organismo humano.
No entanto, a zircônia atualmente se mostra como um potencial substituto ao titânio, mas ainda não é amplamente utilizada. Enquanto isso, os estudos sobre material são inconclusivos. Ainda assim, não tem como negar que a sua cor branca é bastante semelhante ao dente e conta com uma ótima resistência.
Quanto ao formato, o paciente pode necessitar do implante curto. Com dimensões pequenas e perfuração mínima na estrutura óssea, o implante curto é recomendado para as pessoas que não têm quantidade óssea suficiente e não deseja realizar o enxerto ósseo, já que é caro.
Outra opção é colocar o dentista implante protocolo. Esse formato é ideal para quem perdeu muitos dentes e usa a dentadura todos os dias. O implante protocolo possibilita a inserção de uma prótese fixa, para que assim o paciente tenha maior conforto e mobilidade na região bucal.