Importância do dentista especialista em canal
A endodontia, conhecida como tratamento de canal, é um procedimento amplamente utilizado nos consultórios odontológicos, no qual o dentista realiza a limpeza do dente contaminado por uma cárie que chegou até a raiz. Para fazer esse tratamento, o profissional ideal é o dentista especialista em canal, pois um procedimento mal feito pode inclusive resultar em uma nova contaminação, causando intensa dor de dente e necessidade de realizar um novo tratamento.
Ainda que não seja muito fácil encontrar um dentista especialista em canal por um preço acessível, é possível fazer uma consulta e tratamento com o profissional sem pagar nada. Afinal, com a contratação de um plano dental de qualidade, o cliente conta com a cobertura de uma ampla gama de profissionais especializados em diferentes áreas da odontologia.
Entenda como funciona o tratamento de canal
Para remover a cárie que chegou até a raiz e contaminou o canal do dente, o dentista especialista em canal inicialmente abre um buraco no interior do dente contaminado, com o uso de uma broca, para que consiga atingir a raiz. Em seguida, ele insere limas, que são pequenas agulhas, para alcançar o interior do dente e retirar a polpa infeccionada. Após essa etapa, o profissional consegue realizar a descontaminação e limpeza da região.Com o objetivo de finalizar o procedimento, o dentista especialista em canal insere um cimento odontológico, comumente feito com hidróxido de cálcio, no canal aberto. Já para fechar o buraco no dente, ele utiliza coroas fechadas com resina composta ou porcelana para os dentes frontais e ligas de prata ou ouro para os dentes pré-molares e molares.
Cuidados necessários após o tratamento de canal
O dentista especialista em canal não costuma indicar cuidados excessivos após a realização do tratamento, pois o tratamento é relativamente simples. De qualquer forma, o paciente precisa seguir as dicas para que a recuperação ocorra com rapidez e sucesso. Algumas delas são:
- Evitar mastigar em cima do dente tratado;
- Evitar ingerir alimentos duros;
- Realizar a higienização bucal diariamente, unindo escova de dente, fio dental e antisséptico bucal;
- Realizar a limpeza geral da região bucal no dentista a cada seis meses.
Tratamento de canal em dente de leite
Além dos adultos e idosos, as crianças também podem precisar do tratamento de canal. Afinal, ainda que não seja permanente, o dente de leite pode contrair bactérias e prejudicar toda a saúde bucal. Comumente, a cárie na infância tem relação com a ingestão em excesso de alimentos açucaradas e a falta de higienização bucal diária.
No geral, o tratamento de canal em dente de leite é indicado em casos de má formação da dentina, traumas dentários e presença de cárie que atingiu a raiz do dente. O procedimento é igual ao realizado nos adultos, mas deve ser feito rapidamente. No caso da cárie, conforme ela se mantém no dente, pode contaminar o germe do dente permanente, causando má formação ou manchas. Por isso, para que os permanentes não sejam afetados, um dentista especialista em canal deve ser consultado.