Conheça os dentes com facetas
As facetas de porcelana são próteses finas colocadas nos pacientes que desejam mudar o tamanho, o formato, a posição e/ou a cor do dente. Com isso, os dentes com facetas se revelam como a opção ideal para quem deseja mudar radicalmente a estética do sorriso, mas vale lembrar que nem sempre esse procedimento financeiramente acessível. Por isso, recomenda-se guardar uma quantia considerável para realizá-lo.
Para inserir as facetas de porcelana, o dentista inicialmente precisa fazer um pequeno desgaste na parte da frente do dente para que assim seja possível encaixar melhor os dentes com facetas. Na maioria das vezes, esse procedimento é utilizado somente nos dentes frontais, mas, em alguns casos, também é feito nos pré-molares se eles tiverem uma coloração bem diferente da porcelana.
Entenda como funciona a inserção dos dentes com facetas
Inicialmente, o paciente marca uma consulta com um dentista de confiança e capacitado para realizar o procedimento de inserção dos dentes com facetas perfeitamente. Após entender o objetivo do paciente, é possível iniciar o processo, que consiste nas seguintes etapas:
- Moldagem: na primeira parte do processo, o dentista faz um molde da arcada dentária, por meio do método convencional ou pelo scanner. Com a moldagem pronta, ele realiza as alterações no computador ou no molde protético, inserindo os dentes de cera;
- Seleção: na fase seguinte, o dentista escolhe, ao lado do paciente, o formato, a cor, o tamanho e as posições dos dentes com facetas que serão inseridos;
- Fabricação: depois que todas as escolhas forem feitas, o profissional envia o molde para a máquina fresadora - fresas são ferramentas de corte - e assim surgem as facetas de porcelana;
- Teste: após a fabricação dos dentes com facetas, o dentista precisa saber se elas são perfeitas para o paciente. Para isso, ele realiza um teste no paciente com o objetivo de descobrir se as facetas podem ser inseridas corretamente;
- Colocação: se o teste tiver dado certo, o dentista marca uma consulta para inserir as facetas de porcelana, cujo processo necessita do desgaste na frente do dente para colocá-las.
Outros tratamentos estéticos para dentes
Além dos dentes com facetas, existem outros procedimentos odontológicos capazes de mudar esteticamente o sorriso. O mais conhecido deles é o clareamento dental, que existe em diferentes modalidades. Nesse caso, uma das opções é o clareamento à laser, que consiste em colocar a luz pulsada sobre os dentes para clareá-los. Alguns pacientes alcançam um resultado satisfatório em apenas uma sessão, mas, geralmente, são necessárias pelo menos três sessões.
Outra opção é o clareamento caseiro. Ao contrário do clareamento à laser, o caseiro necessita da utilização de uma moldeira fabricada pelo dentista, com um gel clareador, que deve ser utilizada em casa de acordo com o tempo e a frequência recomendada pelo profissional. De qualquer forma, esse procedimento precisa ser acompanhado por um especialista, ainda que não seja realizado no consultório odontológico. Assim como o clareamento à laser, o caseiro oferece um resultado final incrível para o paciente, que consegue um sorriso mais branco e bonito.