Dentes com aparelho, o modelo ideal para um sorriso perfeito
Quem tem dentes com aparelho sabe que ele é um objeto estético, por isso existem vários tipos de modelos e cores. Os aparelhos podem ser prateados, coloridos, transparentes ou até invisíveis. Existem vários modelos de dentes com aparelho, mas os mais utilizados são os fixos e os moveis cada um especifico para a má-oclusão de cada paciente. Os principais tipos de aparelhos odontológicos são:
- Aparelho fixo;
- Aparelho fixo estético;
- Aparelho móvel;
- Expansor palatino;
- Aparelhos alinhadores.
O aparelho fixo, é o mais utilizado para quem tem dentes com aparelho pois, sua estrutura é composta por bandas, fios e bráquetes. Os dentes com aparelho desse tipo fazem com que os dentes sejam puxados, gradualmente para a posição correta da arcada dentaria. Pelo fato do paciente não ter como retirar o aparelho, obtém o resultado ideal de uma forma mais eficiente e rápida. Contudo, é necessário um maior cuidado na higienização dos dentes. Os aparelhos fixos atuais estão bem anatômicos e confortáveis para a boca, facilitando o dia a dia do paciente.
O aparelho fixo estético tem a mesma função que o aparelho fixo de metal, corrigir os dentes tortos e desalinhados. Porem ele é feito com materiais transparentes, tendo uma estética mais sutil do que os metalizados, os bráquetes são constituídos, em geral, por policarbonato, porcelana e em alguns modelos até safira. Eles de seres discretos os dentes com aparelho desse tipo não desgastam e proporcionam mais segurança no sorriso do cliente. Têm sido muito procurado nos dias de hoje, pois corrigem de forma eficiente e de forma discreta o sorriso.
O aparelho móvel é mais indicado para crianças que ainda não possuem a arcada dentária definida, em geral, é mais utilizado em dentes com aparelhos em crianças de até 12 anos de idade, o aparelho móvel tem a função de manter os dentes da arcada dentária na posição correta, por isso ele é indicado após a retirada do aparelho fixo, como uma forma de conter o desalinhamento dos dentes, mesmo que seja móvel, ou seja, você pode retirar o aparelho dos dentes a hora que quiser, não usá-lo regularmente prejudica o resultado do tratamento, fazendo ele demorar mais para o resultado desejado ser alcançado.
O expansor palatino também é um tipo de aparelho odontológico, onde esse modelo promove um ganho transversal na largura do céu da boca, sendo indicado para quem tem a mordida cruzada, ou seja, quando a região do posterior do arco superior está estreita em relação ao inferior, e ganho de espaço para dentes anteriores apinhados.
Os aparelhos alinhadores são feitos sob medida de forma que ficam invisíveis e sofisticados, são produzidos através de softwares, eles promovem um tratamento higiênico e estética, com menos dores e mais eficiência nos resultados. Essa é uma opção para as pessoas que sofrem de rejeição relacionada a metal, ou mais especificamente ao níquel que existem nos aparelhos dentários, provocando inflamações na gengiva. Dentes com aparelhos alinhadores não sofreriam rejeição, pois eles não contem partes metálicas.
Cuidados necessários em dentes com aparelhos
É necessário passar por consultas medicas com o seu dentista de confiança, pois ele que recomendará o melhor aparelho e tratamento para seu quadro de saúde, após a colocação do aparelho, é preciso fazer manutenções, pois como os dentes movem gradualmente de lugar, é necessário apertar de pouco em pouco o aparelho, até chegar no resultado ideal. Os dentes com aparelho podem escolher entre fixos ou móveis.
Higienização dos aparelhos ortodônticos
Primeiramente, deve-se retirar todos os elásticos e qualquer outra parte removível de seu aparelho ortodôntico, com a ajuda de uma escova, esfregue rigorosamente, limpando ao redor dos arames, escove desde a parte superior até a inferior, certifique-se de remover toda a placa e alimentos acumulados do dia a dia. escove seus dentes, limpando um de cada vez junto com a gengiva, pressionando de forma suave e fazendo movimentos circulares. Após a limpeza completa dos dentes, use fio dental para retirar pequenos pedaços entre os dentes onde a limpeza não consegue alcança-los e finalizar com enxaguante bucal.