Dente podre pode ter recuperação
O dente podre é a forma mais tradicional de que as pessoas têm para falar sobre dentes estragados. Porém, o dente podre é aquele que está bastante estragado e não pode ser solucionado ou que a solução dure por pouco tempo. Portanto, se o dente apresenta uma cárie que chegou a um nível das raízes que ficam inutilizadas para servir de apoio à uma coroa de dente ou quando as restaurações são muito extensas ou trabalhos protéticos que venham fraturar em um local onde o dentista não tenha mais como recuperá-lo, ele pode ser classificado como dente podre.
Porém, existe a possibilidade de se recuperar um “dente podre”, quando as cáries são extensas e conseguem ser recuperados, com as seguintes técnicas:
- Restauração;
- Restauração inlay/onlay;
- Coroas;
- Coroas com núcleo.
Como identificar um dente podre?
Sendo assim, apenas o profissional de odontologia consegue classificar o que é um dente podre e o que não é. Dentes cariados são manchados de cores escuras e podem ter um bom suporte para segurar restaurações e coroas, por exemplo. Há relatos de que pacientes, ao chegarem em consultórios, indicam um dente podre, porém, quando o dentista vai verificar, acaba se deparando apenas com uma cárie extensa.
Neste caso, alguns dentistas comentam que há pacientes que ficam felizes pelo dente não estar podre e outros que acabam duvidando da possibilidade, acreditam que têm um dente podre e que querem realmente extraí-lo e fazer um tratamento diferente, entre eles um implante dentário. Em casos assim, o profissional deve conversar com o paciente e explicar que é sempre melhor manter o dente que está na boca, porém, caso o paciente acredite em dente podre, ele vai procura outro profissional. Porém, existem casos em que o dente podre está na boca do paciente mas eles dizem que não querem removê-lo de forma alguma da boca, com o argumento de que esse é um dente dele e que ele não quer perde-lo.
Infelizmente, os casos de dente podre são muitos e é preciso realizar um tratamento imediato para sanar o problema. Esses dentes não possuem condições de serem mantidos e pode-se realizar dois procedimentos diferentes para corrigir o problema. O primeiro é a instalação de um implante dentário e, acima desse implante, uma coroa. Se existe desgaste dos dentes vizinhos ao dente podre, é indicado a colocar uma ponte fixa, um trabalho que está se acabando na odontologia já que há outras técnicas novas, porém ainda apresenta bons resultados.
É possível evitar com que os dentes estraguem
Para evitar o dente podre, é preciso faze ruma coisa simples: basta realizar uma higiene bucal de qualidade, com uso cuidadoso da escova, fio dental e reduzir a ingestão de açúcar no dia a dia, já que o mineral é um dos maiores causadores de cárie e, se não for tratada, pode resultar em um dente podre. Consultas frequentes ao dentista é importante para que ele possa fazer uma avaliação geral da boca do paciente e uma prevenção eficaz e econômica de se ter uma saúde bucal.