Não sofra com um dente inflamado
A dor de dente ou dente inflamado é uma das doenças mais conhecidas pela humanidade e muito incomodas também. Um dente inflamado pode ser causado diretamente pela ação dos ácidos que vêm do açúcar, amido e germes, ou bactérias, que vivem na superfície dos dentes e provocam dor de dente. A dor e a inflamação andam juntas, por isso, a qualquer sintoma diferente, é melhor procurar um dentista.
Isso acontece porque as pessoas, em geral, ingerem muitos açúcares e amidos, e quanto mais isso acontece, mais ácido se forma na boca e mais facilmente ele terá um dente inflamado. O ácido causador da dor de dente atua no esmalte dos dentes, formando uma cavidade ou buraco, e depois a deterioração e a inflamação.
Se o local do dente inflamado não for limpo a tempo e preenchido pelo dentista, a polpa exposta pode ser infectada e um abcesso se forma. Além da dor terrível, um abscesso é uma coleção de pus que se forma no final da raiz do dente. A partir daqui, a infecção pode se espalhar por todo o corpo. Por isso, não se pode descuidar de um dente inflamado.
Um dente inflamado provoca muita dor?
Sim, um dente inflamado pode provocar muita dor. Isso porque com a formação da cárie, se não for tratada, pode evoluir para problemas mais sérios. É bom compreender, contudo, que os dentes de uma pessoa podem ser mais ou menos resistentes que o de outra e existem variadas causas para um dente inflamado, como a sensibilidade ou fatores genéticos. Um fator importante para a dor de dente, decorrente da inflamação, é a condição dos dentes: se o esmalte está em mau estado, isso facilita sua deterioração. Alguns fatores que levar a um dente inflamado:
- Consumo exagerado de açúcar;
- Consumo exagerado de amido;
- Uma higienização precária;
- A sensibilidade;
- Cáries.
Limpeza e cuidado com os dentes
É claro que, se restos de comida permanecem por muito tempo nas rachaduras que dividem um dente do outro, isso pode ser um problema que inflama o dente e as pequenas partículas são um excelente terreno fértil para as bactérias que produzem os ácidos. Os locais mais perigosos são aqueles que são mais difíceis de limpar, a saber, a superfície interna dos dentes ou os dentes sisos.
Apesar de fatores como um acidente ou problemas mais sérios de saúde serem possíveis causadores de um dente inflamado, o principal cuidado é, sem dúvida, com a higiene. Não se pode descuidar da higiene em nenhum momento. Às vezes, pensa-se que, em uma viagem curta ou em um dia fora de casa, a higiene seja dispensável, mas dentistas advertem que você não deve ficar mais que 20 horas sem usar o fio dental nos dentes, por exemplo.
Para uma completa saúde bucal, além da escovação, é essencial que a pessoa use o fio dental diariamente. Visitas ao dentista são, sem dúvida a melhor maneira de evitar a tão temida dor de dente e uma inflamação que pode acabar se agravando ao longo do tempo.