Dente infeccionado, descubra o que fazer
Se você perceber que tem um dente infeccionado, é que seja solicitado a ajuda de uma medico especialista o mais rápido possível. Visto para que a situação não se agrave e possa causar danos ainda maiores. Um dente infeccionado é percebido, sobretudo, pela dor forte e intensa sentida no dente e na região próxima a ele. Essa dor pode inibir a mastigação e até mesmo a fala, em alguns casos.
Se o dente infeccionado provocar o aparecimento de dor na região localizada no canto da mandíbula, é preciso procurar, imediatamente, ajuda médica. Isto porque a dor neste local pode acontecer devido ao dente siso que não nasceu e ficou oculto na gengiva ou está tentando despontar, mas encontra dificuldades pela falta de espaço na boca. Em muitos casos, será necessária a extração do dente.
A dor aumenta com os movimentos da mastigação, além disso, a mucosa é vermelha e inchada. A condição de um dente infeccionado pode piorar, causando dor mais intensa que pode até chegar aos ouvidos. Além disso, dependendo do tipo de infecção, pode se espalhar pelo corpo. Por isso, não é bom ignorar os sintomas.
Dicas para melhorar dente infeccionado
Ao sentir que o dente infeccionado está evoluindo rapidamente, é preciso procurar ajuda de um dentista o mais rápido possível. Se a situação da infecção estiver aguda, por exemplo, a região fica muito dolorida e avermelhada. Por isso, a sensação de que o dente está infeccionado é fácil de perceber, sobretudo quando há o processo de mastigação. Se não for possível ir ao dentista imediatamente, algumas ações podem ajudar a amenizar a dor. São elas:
- Realizar bochechos com água morna;
- Realizar bochechos com chá de camomila sem açúcar;
- Usar sempre o fio dental para remover quaisquer alimentos presos entre os dentes;
- Manter uma compressa fria no lado de fora da bochecha;
- Tomar chá de manjericão ou outro que aja diretamente na infecção.
Automedicação com anti-inflamatórios fármacos, não é recomendada, porque pode, ao invés de melhorar, provocar ainda mais dor, dependendo do medicamento utilizado. Além disso, é sempre bom ver a causa da infecção, para tratar com medicamentos adequados.
Possíveis causas
O dente infeccionado pode ter chegado a este estado por diferentes fatores. O mais certo é a cárie, mas também pode estar relacionado a algumas situações específicas que acontecem ao longo da vida, como a puberdade, o ciclo menstrual ou a gravidez e ainda a menopausa. Outros fatores que estão associados ao dente inchado ou inflamado.
Doenças como epilepsia, herpes labial, diabetes, aids/HIV ou mesmo a leucemia, podem contribuir para que uma infecção deste tipo se desenvolva rapidamente e cause transtornos inesperados para o paciente. Por isso, é bom prestar atenção para não ter somatório de problemas de saúde.
Fatores genéticos também podem influenciar para um dente infeccionado. Quem identifica histórico familiar dessas patologias deve redobrar os cuidados com a higiene e fazer visitas periódicas ao dentista. Além do mais, precisa prestar mais atenção aos momentos citados acima em que o corpo fica mais predisposto a desenvolver este tipo de infecção.