Dente furado, que papo é esse?
O dente furado acontece quando o dente está com cárie e apresenta um pequeno orifício na superfície dentária. Isso acontece por consequência da falta de tratamento de bactérias que se proliferam na boca malcuidada, o que provoca liberação intensa de ácidos, causadores das cáries e mau hálito.
Quando o paciente não tem o costume de cuidar da higiene bucal, essa produção de ácidos aumenta ainda mais, fazendo com que haja uma grande destruição do esmalte dentário, iniciando assim, as consequências do dente furado.
Tratando o dente furado
Os pacientes que reclamam por sofrer de dente furado, dizem respeito a forte dor no ato de mastigação ou quando consomem algo muito gelado. Isso acontece devido à exposição que a dentina sofre a partir do desgaste do esmalte dentário. Quando o buraco dental está muito profundo, é bastante provável que se sinta uma dor no nervo do dente proveniente deste furo.
Ter um dente furado pode ser bastante frustrante e incômodo para uma pessoa, causando:
- muita sensibilidade no dente ao entrar em contato com alimentos frios, quentes, doces e ácidos;
- mau hálito constante, já que os resíduos alimentares se acumulam no interior do dente;
- fraqueza no dente, aumentando a probabilidade de quebrar a qualquer momento;
- sangramento na arcada dentária;
- grande índice de tártaro no dente, causado pelo fato do paciente ficar com receio de escovar o dente furado;
- fortes dores latejantes.
Em grande parte dos casos, um dentista examinará o local, avaliando o caso para poder indicar o tratamento mais adequado. Geralmente, quando a cárie não se encontra em grande profundidade, a obturação do dente é o procedimento mais comum, seguida pela restauração, trazendo a forma e a função do dente de volta ao normal.
Caso a cárie esteja em maior profundidade no dente furado, a única alternativa é fazer o tratamento de canal, que tem como objetivo remediar a polpa dentária, um tecido que fica na parte interna do dente, a qual pode estar danificada, infeccionada ou já morta. Essa polpa é retirada e é realizada uma limpeza, para posteriormente o espaço ser preenchido e o dente furado então restaurado.
É muito comum, ainda hoje, ver criança pequenas, na fase dos dentes de leite, que possuem dentes cariados e furados, resultado da falta de cuidado dos pais. Muitos dentistas acabam ouvindo frases como “pode deixar estragar, é dente de leite” ou “depois nasce um saudável”, mas esse é um pensamento errado.
Os cuidados com saúde bucal na infância são fundamentais, especialmente com os dentes de leite, que são responsáveis por definirem o lugar certinho em que cada um vai crescer na arcada dentária. Caso tenha cáries precocemente, a criança pode perder o dente antes do tempo certo, ocasionando problemas de dentes tortos ou encavalados.
Atenção e cuidados para um sorriso saudável
É preciso estar atento aos cuidados com a higiene bucal. Escovação deve ser feita no mínimo duas vezes ao dia. É preciso ter cuidado com o que se come, com o que se bebe e ter um hábito de visitar o dentista.
Esses são passos simples que podem se tornar parte do cotidiano e manter nosso sorriso bonito e saudável!