Dente estragado tem solução?
Um problema temido pela maioria das pessoas é ter um dente estragado. Essa situação pode ser vivida tanto por idosos, quanto por adultos, jovens e crianças. Quantas vezes vê-se os pequenos com o dente estragado e a situação parece tão difícil de ser resolvida. O fato é, assim como nosso corpo de maneira geral, os dentes devem ser cuidados e muito bem cuidados, para não se chegar ao temido dente estragado.
É preciso tomar muito cuidado com o dente estragado, pois remédios caseiros podem complicar ainda mais a situação. Mastigar folhas de fumo ou comer uma maçã por dia, são receitas que, definitivamente, já estão fora de moda. Ou seja, embora a maçã possa ajudar a prevenir um dente estragado, ela não resolve o problema.
É claro que a escovação é essencial, mas também não pode ser o único meio para resolver a dor. Mais uma vez, é uma atitude de prevenção e não de resolução do problema. Algumas pessoas fazem remédios caseiros para os dentes, ou buscam resolver por conta própria, mas a questão é que a situação pode se agravar e ser ainda mais difícil conseguir melhorar tanto a dor, quanto a questão estética.
Não continue com o dente estragado
Não há fórmula mágica, um dente estragado só se resolve com tratamento adequado. Além da escovação, é essencial que a pessoa use o fio dental diariamente, em todos os casos, mesmo depois de o estrago ter sido feito. Isso pode ajudar a cicatrizar uma inflamação, por exemplo e não deixar aumentar o problema. Mas visitas constantes ao dentista são, sem dúvida, a melhor maneira de evitar a situação e remediá-la.
Por isso, o cuidado é importantíssimo quando o assunto é um dente estragado. O que pode parecer uma simples dor de dente ou um amarelado, pode ser um alerta para problemas mais graves. Veja sintomas que devem ser levados em conta, além do aspecto do dente:
- Vermelhidão;
- Sensibilidade;
- Dor ao mastigar;
- Aspecto amarelado ou marrom;
- Perda do esmalte;
- Sangue durante a escovação ou uso do fio dental.
Previna-se!
Para evitar que um dente estragado apareça, a higienização dos dentes é um hábito que deve ser ensinado às crianças e ser mantido ao longo dos anos, como uma prática obrigatória. Ou seja, ninguém está dispensado de escovar e limpar bem os dentes, muitas vezes por dia. Muitas pessoas desvalorizam, por exemplo, o uso do fio dental, mas ele acaba sendo mais eficaz que a escova, pois previne o surgimento de tártaro.
E, mesmo que a pessoa não se incomode com a estética e o aspecto do dente, não se pode, em nenhuma circunstância descuidar dos sintomas de um dente estragado. Se houver uma dor que parece duradoura e que acaba por afetar outras áreas da boca, como a gengiva e a mandíbula, ou até mesmo outras partes do corpo, como a cabeça, o pescoço e a nuca, a busca por um profissional deve ser feita de maneira ainda mais rápida, pois o problema pode ser bem mais sério do que se imagina.