Dicas sobre dente do siso nascendo sintomas
Enquanto algumas pessoas relatam não sentir incômodo com o nascimento dos terceiros molares, conhecidos como sisos, outras sentem intensa dor, além de outros aspectos relacionados ao dente do siso nascendo sintomas. Existem quatro "dentes do juízo", dois localizados na arcada superior e dois na inferior. Ainda que não tenham função na boca, nem sempre é recomendado extraí-los, por isso é importante marcar uma visita ao cirurgião para que ele possa avaliar a situação e realizar ou não a extração.
O siso geralmente aparece entre a juventude e a fase adulta, por volta dos 17 aos 25 anos, mas nem sempre ele chega a nascer. Esse é o caso do siso incluso, que existe na arcada dentária, localizado dentro da gengiva, porém não sofre a erupção. Caso ele não nasça até os 30 anos, isso significa que não há espaço para que ele se alinhe corretamente na arcada dentária, necessitando assim da remoção do dente.
Saiba quais são o dente do siso nascendo sintomas
A maioria das pessoas pode notar o dente do siso nascendo sintomas, afinal são poucas as sortudas que não reparam em nenhum sinal. Geralmente, o nascimento do siso dá sinais porque mexe com o funcionamento normal do organismo. Por isso, os principais sintomas relacionados ao surgimento desse dente são:
- Inchaço na região da gengiva;
- Sangramento ao escovar ou passar o fio dental;
- Enxaqueca;
- Dor de dente, cabeça, ouvido e maxilares;
- Mau hálito;
- Dor ao mastigar com a região posterior;
- Gânglios inflamados no pescoço ou na região abaixo da mandíbula.
Como funciona a extração do siso
Após identificar o dente do siso nascendo sintomas, é necessário verificar a necessidade ou não da extração. Geralmente, recomenda-se extrair o dente caso ele inflame com frequência, devido ao acúmulo de bactérias presentes na região, Outro motivo é a falta de espaço na arcada dentária, causando o empurramento de outros dentes e, consequentemente, o desalinhamento deles e a necessidade iniciar um tratamento ortodôntico. Além disso, o dente do siso nascendo sintomas pode alterar algumas funções do organismo, como a fala e a mastigação. Nesses casos, torna-se necessário realiza a extração do dente.
Antes de fazer a cirurgia, é importante que o paciente leve um raio-x da região bucal para que o cirurgião veja exatamente a posição e o formato do dente. Nesse caso, vale a pena destacar que o siso inferior é maior que o superior e se localiza fixado na mandíbula, então a retirada dele é mais complexa. Depois de avaliar o caso do paciente, o profissional consegue marcar a cirurgia.
Para fazer a extração, o dentista aplica uma anestesia local na região próxima a ser operada, para que o local fique insensível durante a cirurgia. Nos casos em que o siso está incluso, o profissional primeiro precisa remover a parte do osso que cobre o dente e depois quebra o siso em alguns pedaços, retirando-o pouco a pouco. Se o siso já tiver nascido, o dentista necessita apenas fazer uma incisão na gengiva para expor o dente, encaixar as alavancas, suspender o dente e, por fim, utilizar o fórceps dentário para removê-lo.