O que fazer com dente do siso inflamado
Ter o dente do siso inflamado é um problema que incomoda e requer cuidados. O siso ou terceiro molar, é um dos três dentes molares presentes em cada um dos quatro quadrantes que formam a dentição. O dente do siso inflamado é percebido facilmente, pois ocupa a última e, portanto, a posição mais interna da arcada dentária e por isso ele pode ser também chamado de oitavo dente.
O siso é também chamado, popularmente, de dente do juízo, porque costuma nascer mais tardiamente. Por isso, o dente do siso inflamado provoca mais incômodo, e isso deve-se ao fato de que geralmente aparecem entre o 16º e o 20º ano de vida.
As pessoas criam muitos mitos sobre estes dentes e existem algumas que até associam o nascimento a algum grau de maturidade da pessoa. Mas o fato é que o nascimento depende exclusivamente das condições da pessoa, bem como de fatores genéticos.
Como tratar um dente do siso inflamado?
Hoje em dia, muitos profissionais concordam que o nascimento de um dente do siso sintomas não causa necessariamente, apinhamento dentário. Por isso, nem sempre um dente do siso, seja um dente do siso inflamado ou não, precisa ser arrancado. O que pode acontecer é o problema de, como o dente do siso sintomas ser um dos últimos dentes permanentes a aparecer, não haver espaço suficiente na boca e isso prejudicar todos os outros dentes.
O dente do siso inflamado pode ficar preso embaixo do tecido da gengiva por outros dentes ou pelo osso. Se os dentes estão inclusos, isto é, ocultos, pode ocorrer inchaço ou flacidez. Se houver erupção parcial ou o dente do siso inflamado nascer mal, isso também pode ocasionar problemas. Mas, é bom considerar que:
- Muitas vezes o siso precisa ser arrancado;
- Em muitos casos, não são úteis dentro da boca;
- Os siso são dentes de difícil acesso para escovação e limpeza;
- É preciso acompanhar com muito cuidado o nascimento dos sisos;
- Aparecimento tardio.
Quando a pessoa chega aos 20 anos e os sisos não deram nenhum sinal de que vão nascer, é preciso checar. O nascimento tardio é uma das principais causas de dente do siso inflamado. Recomenda-se que o nascimento de cada dente do siso seja acompanhado pelo dentista.
Pessoas que têm entre 16 e 19 anos devem ter seus dentes examinados, pois se a retirada precisar ser feita, deve acontecer, preferencialmente, antes dos 20 anos, até para evitar problemas com o dente do siso inflamado. A extração é um procedimento simples e o dentista pode ver a necessidade de anestesia geral ou local.
Outra recomendação importante, é que após a extração do dente do siso, a pessoa permaneça por 30 ou 45 minutos no local, para prevenir e estancar algum possível sangramento.Um pouco de dor ou de inchaço no local onde o dente do siso foi arrancado também é normal e passará naturalmente após alguns dias, por isso, é sempre bom prestar muita atenção aos sintomas.