Remoção do dente do siso pode ser feita em qualquer idade
Muito conhecido por dar alguns problemas durante seu desenvolvimento, o dente do siso fica localizado bem ao fundo da arcada dentária, sendo o último dente dela. Esse problema ocorre pois, geralmente, o espaço não é adequado para seu desenvolvimento, resultando em dores e gerando muito desconforto e, em alguns casos, febre. Por isso os dentistas indicam a remoção do dente do siso.
Desta forma, é possível fazer a extração do dente do siso ao eliminar os terceiros molares. Essa intervenção cirúrgica é bastante comum, podendo ser feita em qualquer momento, mesmo que o dente do siso não tenha se desenvolvido completamente. Neste último caso, o dente denomina-se siso incluso.
A extração do dente do siso é altamente indicada quando existe:
- Incapacidade de higienização no local por conta da localização;
- Alteração na normalidade da mordida;
- Empurramento ou pressão aos dentes vizinhos, que causa desconfortos e até traumas;
- Sisos em contato com a raiz dos segundos molares;
- Incapacidade de nascimento por conta do espaço;
- Sisos cariados ou infeccionados.
Quem realiza a remoção do dente do siso?
Realizada por um cirurgião dentista ou por um profissional de bucomaxilo, a cirurgia para remoção do dente do siso deve ser feita por todos que precisarem efetuar a extração. Apenas quem estiver com a saúde debilitada e inflamações no local que será realizada a cirurgia deve evitar e primeiro tratar para que depois o processo possa ser seguido sem maiores problemas.
De acordo com dentistas, a extração do dente do siso deve ser feita a partir dos 18 anos, em média, pois é a idade que começa a se desenvolver o as primeiras raízes dentárias do dente do siso, que ainda não se desenvolveu por completo. Neste caso, a remoção do dente do siso é ainda bem mais simples e rápida e tem um melhor prognóstico. Mas a cirurgia pode ser realizada em qualquer idade.
A cirurgia para arrancar o dente do siso é assim: é aplicada uma anestesia local a fim de adormecer a região. Após o adormecimento, é feita uma incisão na gengiva, que é descolada para que o dentista possa ter acesso ao dente a ser retirado. Em casos de não desenvolvimento completo do dente, é feita a remoção do osso que o envolve e, depois, a extração da raiz. Finaliza-se a cirurgia com a eliminação de qualquer vestígio da região, que deve ser suturada para cicatrizar.
O pós-operatório
O pós-operatório da cirurgia de remoção do dente do siso é geralmente bem tranquilo, mas é possível que ocorra alguns sintomas no paciente que são muito comuns como um sangramento leve, amenizado, assim, com a aplicação de uma gaze limpa no local do dente extraído para poder estancar. Em casos de sangramento intenso, é importante ir imediatamente ao dentista para verificar o que está ocorrendo.
É indicada ao paciente fazer uma dieta líquida após a cirurgia do dente do siso. Ela deve ser seguida nos 3 primeiros dias que a posterga. Também é necessário tomar as medicações corretas recomendadas pelo dentista e evitar escovar os dentes vizinhos ao dente siso extraído a fim de evitar problemas. Também é indicado não consumir bebidas alcoólicas ou fumar no período.