Cuide do seu dente com tártaro
Para cuidar do dente com tártaro é preciso, em primeiro lugar, caprichar na higienização dos dentes. Não há, contudo, formas para tornar o tártaro mais macio e mais fácil de remover. Será preciso evitar a sedimentação e, se ela acontecer,
O tártaro é uma sedimentação sólida e quando é fortemente estratificado, a remoção mecânica, ou seja, com o dentista, é necessária por meio de uma limpeza profunda dos dentes e só assim é possível realmente descobrir como tirar tártaro.
Quando há camadas de intensidade leve ou média, para tirar tártaro é possível usar elementos naturais, graças a alguns ingredientes facilmente disponíveis em casa. Mas, o tártaro é depositado nos dentes, especialmente perto das gengivas, e uma vez endurecido, é preciso recorrer à intervenção do dentista para removê-lo, não tem outro modo.
É muito importante descobrir que, um dente com tártaro, para não chegar a desenvolver uma gengivite, que, a longo prazo, poderia até levar ao seu enfraquecimento. A gengivite pode comprometer a estabilidade dos dentes. Isso porque se as gengivas estão sujeitas à inflamação, elas podem recuar, e isso também pode levar à perda do dente, numa situação mais grave.
Entenda como tratar um dente com tártaro
Ingredientes como bicabornato, folha de fumo ou até comer uma maçã por dia, são algumas atitudes que podem sim evitar a formação de um dente com tártaro, mas o fato é que muitas dessas dicas são mitos. Ou seja, a escovação e o uso do fio dental são os melhores aliados. Mas, há algumas dicas muito valiosas, como:
- Manter uma alimentação adequada, com ingestão de muitas frutas e verduras;
- Evitar, o máximo possível, alimentos refinados como açúcares, gorduras nocivas e excesso de amido;
- Manter sempre a escovação dos dentes após ingerir alimentos doces, café ou mesmo outros tipos de alimentos;
- Manter o uso do fio dental todos os dias.
Tais atitudes ajudam muito a prevenir a formação de um dente com tártaro. Isso porque, o tártaro é um problema que se forma com o tempo, quando os dentes são mau cuidados ou quando há excesso de consumo desses alimentos que são prejudiciais.
Conte com a ajuda do dentista
Uma vez por ano, pelo menos, pessoas adultas devem procurar o dentista para fazer uma limpeza no dente com tártaro. Se houver muito tártaro, não há como dissolver o tártaro dos dentes ou amolecer a placa dentária, a única maneira de remover o tártaro envolve a ação mecânica. Com a limpeza dos dentes, o dentista realiza uma operação cuidadosa usando instrumentos especiais para o trabalho.
Não há outros motivos, o tártaro se forma pela má higiene bucal, que pode levar à formação de placa. Fatores que aceleram este processo são ou genéticos ou hábitos como tabagismo ou tomar muitas xícaras de café por dia. Porém, pode-se aumentar a quantidade de frutas e vegetais crus, especialmente aqueles com folhas verdes, como a alface. Substituir o açúcar por adoçante, que além de ser bom para os dentes, também reduz o número de calorias consumidas durante o dia é uma boa opção de como tirar tártaro.
Manter uma dieta cuidadosa é só o início, mas o segredo é, sem dúvida, caprichar na higiene oral para evitar o desagradável problema do dente com tártaro. De manhã e à noite, antes de dormir, escovar bem os dentes após cada refeição, igualmente. O uso fio dental e da sonda dental é igualmente muito válido quando o assunto é higiene bucal. Todos esses hábitos ajudam.