Dente aberto, cuidados necessários para um tratamento de canal
Ao visitarem uma clínica odontológico o que os paciente mais temem é terem seu dente aberto para a realização de um tratamento de canal. Mas um procedimento como esse, só é necessário quando a parte interna do dente, polpa ou nervo, precisa ser tratada. Conhecida também pelos especialistas como endodontia, o procedimento consiste em ter o dente aberto para a remoção do tecido pulpar infectado e em seguida a vedação do canal dentário, o método é recomendado pelos dentistas quando existe algum tipo de lesão na polpa dos dentes, que pode causar dores intensas no paciente. Outro caso que possa ser necessário recorrer ao dente aberto para a realização de um canal, é quando o dente sobre uma pancada e por consequência cause a morte pulpar.
Quando é necessário ter o dente aberto para o tratamento de canal?
O dentista realiza um tratamento de canal para tratar e salvar os dentes que estejam com problemas em sua parte central a polpa dentária, um tecido mole que possui nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, localizada no interior do dente e que se estende da coroa dentária até a ponta da raiz dentária, por isso a necessidade se ter o dente aberto para o procedimento.
Um canal no dente envolve o dente aberto, a remoção da área afetada, limpeza, desinfecção, preenchimento e selamento. Algumas das causas mais comuns que afetam essa área específica do são dentes trincados, cárie profunda ou um tratamento dental repetido na raiz atingida. Há diferentes etapas durante um tratamento de canal como:
- Raio x: Em casos que o dentista venha a suspeitar de um problema interno no dente ele irá solicitar um raio x odontológico para verificar qual a região afetada;
- Anestesia: A utilização da anestesia local é necessária somente para ser aplicada no dente afetado, não vindo a causar uma maior dor ao paciente;
- Pulpectomia: Se trata do dente aberto pelo dentista, uma abertura é feita no dente afetado, removendo assim sua polpa dentária;
- Preenchimento: Quando um material flexível é injetado em cada um dos canais do dente e posteriormente selado na posição com um cimento apropriado. Existem casos em que são necessários a colocação de um pino de plástico ou metal no canal para se conseguir assim uma maior resistência na estrutura dentária.
Cuidados após ter um dente aberto para um canal
Os cuidados que devem ser tomados após ter um dente aberto para fazer um canal são todos ligados pela prática de uma boa higiene bucal, uma vez que escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e usar o fio dental após as refeições, ajudam a diminuir o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes. Além de se evitar ingerir alimentos muito duros, uma vez que mastigar esses produtos podem fazer com que os dentes quebrem e danifiquem o canal recém restaurado.
Mas, mesmo que o dente restaurado dure a vida toda seguindo os devidos cuidados para os dentes e gengivas, ainda se faz necessário realizar visitas regulares ao dentista, para assim manter a saúde bucal em dia através de check-ups e limpezas com flúor, a fim de preservar a raiz dentária tratada e nutrida pelos tecido ao redor, fazendo com que os dentes permaneçam saudáveis.