Quer saber como tirar cárie?
Saber como tirar cárie em casa seria ótimo, mas este é um procedimento que precisa ser realizado pelo dentista. Só um profissional capacitado saberá como tirar a cárie e manter o dente protegido, para que novas cáries não se formem no dente de qual a cárie foi retirada, ou em outros dentes.
Assim, para saber como como tirar cárie é preciso conhecer todos os procedimentos que são realizados pelo dentista, que tem formação e capacidade para fazer isso sem prejudicar o paciente, nem causar dores excessivas, pois utiliza os recursos necessários e oferecidos pela tecnologia hoje.
Fazem parte do modo de como tirar cárie instrumentos que limpam, preenchem e selam o dente para evitar a formação de novas cáries. Antigamente, usava-se materiais diferentes da cor do dente, como metal por exemplo. Hoje, existem resinas que ficam imperceptíveis. Os passos de como tirar cárie são os seguintes:
- O dentista usa um instrumento par tirar toda a cárie de que formou;
- Depois o dentista preenche a área com uma resina apropriada;
- Em seguida ele sela e retira os excesso para que não fique nenhum tipo de massa sobrando no dente corrigido;
- Se necessário, o profissional irá anestesiar a área para que o procedimento seja indolor.
Como tirar cárie em casa?
Algumas pessoas acham ser possível como tirar cárie em casa e usam coisas como folhas de fumo ou mesmo objetos pontiagudos para tentar se livrar dos pontinhos pretos nos dentes, mas essas práticas não são recomendadas e, pelo contrário, podem danificar ainda mais os dentes. E, embora existam alguns procedimentos que podem ser feitos precariamente em casa, como clareamento, como tirar cárie é um tratamento feito exclusivamente pelo médico.
Um conselho é que, na impossibilidade de procurar um profissional da saúde, a escovação e o uso do fio dental sejam feitos com muito cuidado para evitar que a cárie cresça e depois sejam necessários procedimentos ainda mais complicados. Isso porque se num dente com cárie se acumulam restos de alimentos e sujeira, a situação pode se agravar, causando muita dor e até inflamação da gengiva.
Prevenir é sempre o melhor caminho
Para não ter que chegar a como tirar cárie, prevenir é sempre o melhor caminho sim. Isto porque se a pessoa mantém, desde sempre, a higienização dos dentes com frequência e não exagera em alimentos ricos em açúcar e amido, ela terá muito menos possibilidades de adquirir cáries.
Mas, se ainda assim a pessoa perceber que há a formação de cárie, é bom procurar um dentista. Algumas pessoas ficam anos sem ir ao dentista e, muitas vezes, por falta de sintomas, só percebem algum problema, quando ele já é maior do que deveria. Ou seja, uma visita anual ao dentista pode evitar muitos problemas e até mesmo a perda total do dente.
Isto porque algumas pessoas têm muito mais sensibilidade que outras, e algumas não sentem dor no local da cárie quando ela ainda está pequena. Por isso, não deixar passar muito tempo sem uma visita ao dentista é o melhor a se fazer em todas as circunstâncias, ou seja, em casos simples ou complexos.