Colocar aparelho nos dentes, um melhor sorriso e bem-estar para você
Uma das coisas mais comuns atualmente é colocar aparelho nos dentes, afim de alinhar o sorriso, melhorando a aparência e autoestima, porém colocar aparelho nos dentes tem uma finalidade muito maior do que isso, com o alinhamento da arcada dentaria melhoramos a mastigação e a respiração, aumentando a saúde do paciente. Existem cinco categorias de aparelhos que pode colocar nos dentes:
- Preventivos;
- Intercerptativos;
- Corretivos;
- Pré-proteicos;
- Orto-cirúrgicos.
O aparelho preventivo tem como finalidade evitar a má-oclusão, que é a falta de encaixe perfeito entre as arcadas dentarias, onde prejudica o desenvolvimento dos dentes, ele faz o paciente evitar os maus hábitos, tais como: chupar o dedo ou colocar a língua de forma anormal entre os dentes.
O aparelho interceptativo interrompe os casos de má-oclusão, onde evita problemas mais acentuados e eliminar as causas do problema. Os aparelhos corretivos neste caso, a má-oclusão já está estabelecida e é necessário colocar aparelho nos dentes para corrigir o problema. Aparelhos pré-proteicos movimentam alguns dentes para que tenha o espaço necessário onde assim possibilitará a confecção de próteses e implantes dentários.
Os aparelhos orto-cirúrgicos só são utilizados em casos mais sérios, onde são associados alteração na base óssea, onde são unidos aparelhos e cirurgia para a correção da má-oclusão.
Tipos de Aparelhos
Existem duas formas de colocar aparelhos nos dentes, o fixo e o removível, a escolha depende do problema a ser corrigido. O mais utilizado é o aparelho fixo, constituídos de fios, bandas e porém . Utilizando esse aparelho os dentes são puxados aos poucos até a posição ideal idealizada pelo dentista e como o paciente não pode retirar, ele usará a todo momento fazendo o resultado ser mais eficiente de forma mais rápida. No entanto colocar aparelhos nos dentes fixo, é necessário um cuidado maior na higienização. O aparelho fixo pode ser de metal, policarbonato, porcelana ou até safira.
Existe o aparelho lingual, indicado para praticantes de esportes de impacto, pois caso haja um choque na região bucal, não haverá cortes na boca. Neste modelo de aparelho os bráquetes ficam na parte interna dos dentes, em contato com a língua, fazendo ficar oculto pelos dentes.
Aparelhos removíveis tem finalidades preventiva e interceptiva, geralmente é mais utilizado em crianças de até 12 anos, usado para guiar os dentes até o local correto durante o desenvolvimento facial. E também existe aparelhos com finalidade de manter os resultados do tratamento, chamado de contenção ortodôntica.
Um modelo mais sútil e muito utilizado na hora de colocar aparelho nos dentes é o alinhador. Praticamente invisível e feito sob medida para cada cliente, ele é produzido por softwares e não possui o fio ou suporte de metal. Esse aparelho é feito em séries e movimenta progressivamente os dentes a cada troca.
Quem deve colocar aparelho nos dentes?
Em todas as idades pode ser utilizado aparelhos ortodônticos, mas com algumas limitações, como por exemplo a situação do tecido do osso do suporte, pois o dente da arcada dentaria está ligado ao tecido ósseo e gengival, problemas nessa área da boca pode afetar o uso do aparelho, porém cada caso deve ser avaliado por um medico capacitado. Não existe idade minima para o uso de um aparelho ortodôntico, recomenda-se que após o nascimento dos dentes de leite da criança, encaminhar ela pra um dentista de confiança da família, para uma melhor compreensão de sua arcada dentária e sua higienização.