Cirurgia Odontológica, mais saúde para a sua boca
Cirurgia odontológica, como o nome já diz, são cirurgias realizadas na região da cavidade bucal, onde podem ser para correção de mordidas, remoção de dentes, correção no posicionamento da mandíbula, para melhorar a saúde bucal do paciente ou somente para estética e autoestima.
Cirurgias mais comuns
Existem muitos tipos de cirurgia odontológica realizados por cirurgiões dentistas e as mais comuns são:
- Cirurgia oral menor
- Remoção de cistos
- Cirurgias odontológicas gengivais
- Enxertos ósseos para implantes dentários
- Cirurgia ortognática
Cirurgia oral menor são aquelas que podem ser realizadas no próprio consultório ou clínica odontológica, elas envolvem baixos riscos para a saúde do paciente e geralmente são cirurgia odontológica realizadas cotidianamente pelo cirurgião-dentista como caso de extração do dente do siso, uma cirurgia simples onde só é necessária uma anestesia local no paciente e a extração do dente.
Os cistos bucais podem ter origem desde o nascimento ou com o desenvolvimento das estruturas bucais do paciente, como gengivas e dentes, mas e necessário a remoção do cisto por meio de cirurgias odontológicas. A cirurgia de remoção de cistos e simples, mas uma parte do cisto deve ser enviado a um laboratório para uma biopsia. Após a análise, sabendo qual era o tipo do cisto o cirurgião-dentista indicara o melhor tratamento.
Cirurgias odontológicas gengivais são indicadas para pacientes que contem infecções onde afetam o tecido da gengiva e dos dentes, o procedimento mais comum é o retalho bucal, onde é feita uma limpeza no tecido da gengiva.
A cirurgia de enxerto ósseo, é o procedimento que serve para preparar a boca em que será realizado um implante odontológico em casos de mandibulares moles ou muito finos.
Cirurgia ortognática são cirurgias realizadas no maxilar do paciente, onde corrige a altera a posição da mandíbula, possibilitando uma melhor mordida e respiração, mas também serve para estética.
Pós-operatório de uma cirurgia odontológica
Após uma cirurgia odontológica, é necessário haver um repouso para a cicatrização correta do tecido, deve-se ser evitado atividades físicas intensas, tomar banhos muito quentes, ficar muito tempo exposto ao sol e evitar falar muito. A alimentação é algo importante no pós-operatório de uma cirurgia, pois alimentos sólidos e duros, podem machucar e até mesmo abrir os pontos, por isso é recomendado a ingestão de alimentos líquidos ou pastosos e que estejam mornos ou frios para evitar o sangramento.
A higienização e um fator crucial para a recuperação do paciente, deve-se usar uma escova de dente macia e pouca utilização de pasta de dente, o uso de fio dental, para evitar sujeiras acumuladas nos dentes e para finalizar use cotonete embebido em água para limpar os pontos. Evite uso de produtos à base de álcool, pois pode haver ardência, machucando o paciente.
Caso a boca esteja inchada, o uso de uma compressa de gelo faz com que ela volte ao tamanho normal mais rapidamente. Não ingerir bebidas alcoólicas, pois pode prejudicar a recuperação dos pontos e comparecer ao retorno medico na data correta pedida pelo cirurgião dentista que cuida de seu caso. Seguindo essas dicas, a cirurgia odontológica terá uma cicatrização muito mais rápida e indolor.