Principais aspectos da cirurgia gengival
Cirurgia gengival é o nome que é dado às cirurgias reconstrutoras gengivais, de recobrimento de raízes expostas, de aumento de espessura no caso de gengivas finas, onde até podem aparecer escurecimentos, devido à pinos ou raízes com canal tratado. São cirurgias para melhorar a estética vermelha, ou seja, a estética da gengiva que tem que estar em harmonia com a estética branca, os dentes em si.
Todos os cirurgiões-dentistas são aptos a fazerem esse tipo a cirurgia gengival, mas o periodontista, especialista em gengivas, é o profissional odontólogo que se capacitou, estudou as técnicas, portanto o mais adequado para realização dessas cirurgias com êxito.
Existem diversas técnicas de cirurgia gengival, mas basicamente são cirurgias onde se descola suavemente a gengiva, sempre preservando as papilas "triângulo" que fica entre os dentes, deslocando-a para cima, para baixo, para o lado, dependendo do objetivo da cirurgia, ou até mesmo tirando um pouco de tecido do palato "céu da boca" e enxertando o tecido em outro lugar da gengiva para criar espessura ou volume. A anestesia usada nos procedimentos de cirurgia gengival é local infiltrativa, com carpules e tubetes anestésicos adequados ao paciente, suas particularidades, sua anamnese, exame clínico e história pregressa.
Cuidados após a cirurgia gengival
A cirurgia gengival é pouco invasiva e não causa dor ou inchaço, e por isso o paciente não precisa ficar internado, podendo voltar às suas atividades no dia seguinte. A cicatrização demora em média 15 dias. No local que foi feito o corte, pode ser colocada uma massa protetora para não interferir na alimentação do paciente durante o pós-operatório, e ajudar a amenizar a dor. Como a cirurgia gengival simples e rápida, não existe um pós-operatório complexo, e sim alguns cuidados como:
- A alimentação deve ser de preferência com alimentos leves e evitando comidas quentes, de consistência sólida ou pastosa;
- Evitar exposição ao sol, fazer esforços físicos, fumar e ingerir bebidas alcoólicas nos primeiros sete dias;
- Fazer a higiene bucal de acordo com a indicação do dentista;
- Usar a medicação indicada para o pós-operatório, pomada local e remédio para amenizar a dor.
Como prevenir a cirurgia gengival
Cirurgia gengival é um procedimento que não está livre de complicações – principalmente as cirurgias com enxertos gengivais. Deslocamentos e perdas do tecido gengival enxertado e inflamações são as principais falhas. Entretanto, os problemas pós-operatórios da cirurgia gengival não trazem riscos à saúde geral do paciente, sendo o processo inflamatório por falhas na cicatrização do enxerto reversível após abordagem profissional e antibioticoterapia.
A maior complicação no pós-operatório da cirurgia plástica gengival é o deslocamento ou perda do enxerto gengival – uma situação irreversível. Apesar do problema não estar associado a quadros dolorosos, a frustração pela necessidade de espera de até 3 meses para novo procedimento é vista como o principal viés no procedimento cirúrgico gengival. Sem dúvida, a cirurgia gengival, quando inflamada é um recurso essencial em algumas situações em que a manutenção do tecido inflamado dificulta a terapia, cicatrização e higienização.
E partindo-se do princípio de que o tratamento convencional de remoção do tártaro e placa bacterina localizados junto e internamente às gengivas é um tratamento indicado à quase totalidade das infecções gengivais inflamatórias, fica evidente que o problema pode ser evitado apenas pela adoção de hábitos regulares de higienização oral.