Cirurgia do Siso, mais tranquilidade na hora da extração do siso
Cirurgia do siso ou também conhecido como extração do siso é um procedimento cirúrgico onde é retirado os dentes terceiros molares, ou popularmente conhecido como dente do siso. A cirurgia do siso deve ser feita apenas quando o dente ainda não nasceu, caso o dente tenha nascido e não comprometa a arcada dentaria, ele funcionara como um dente do fundo qualquer, ajudando na mastigação dos alimentos e não será necessário ser retirado.
- Deve-se fazer a cirurgia do siso quando houver os seguintes sintomas:
- Incapacidade de higiene total do dente do siso, por falta de espaço;
- Deslocamentos dos dentes vizinhos, gerando pressão e possíveis traumas;
- Alterações na mordida e na fala;
- Dentes inclusos, ou seja, dentes que não tem espaço para nascer.
Entre outros sintomas como, sisos tomados por infecções, tais como carie. Sisos em contato com a raiz dos segundos molares, onde gera dor e um possível tratamento de canal no futuro. E sisos que estejam gerando dor em outras partes da face tais como: mandíbula e ouvidos. Não existem muitas contraindicações para a cirurgia do siso, no entanto pacientes com o quadro de saúde instável ou infecção no local, podem considerar adiar a extração do dente.
Também não há tantos requisitos para fazer a cirurgia do siso, a melhor idade é entre os 16 e 18 anos, que é quando há a formação das primeiras raízes dentarias e o dente ainda não nasceu. Nessa faixa etária a formação das raízes dos dentes não está completa, onde facilita a extração do siso, porem essa cirurgia pode ser feita em qualquer idade.
Como é realizada a cirurgia do siso?
A anestesia é ministrada por injeção e aplicada no local onde será feito a extração, após o local estiver anestesiado, é feita uma incisão na gengiva, que é retirada do lugar, até onde o cirurgião-dentista possa ser visto, caso o dente não tenha nascido, é feita a remoção do osso que recobre o dente e depois remove-se o dente, ele retira todos os ossos da cavidade bucal e depois sutura.
A cirurgia do siso geralmente dura em média 30 minutos para ser realizada. Não há necessidade de internação em casos de extração do siso. No dia do procedimento é necessário fazer uma refeição leve e uma boa higienização bucal, e informar ao seu dentista todo histórico de saúde, caso tenha alergia a algum remédio, assim ele pode fazer as alterações necessárias para a extração do siso.
Pós-operatório da cirurgia do siso
Alguns cuidados devem ser feitos nos primeiros dias de recuperação da cirurgia do siso, tais como: dieta liquida e pastosa nos primeiros 3 dias , evitando alimentos quentes e sólidos que possam machucar o local da extração do siso, tomar os medicamentos corretos prescritos pelo dentista, evitar fazer bochechos nas primeiras 24 horas, não fumar nos primeiros 7 dias após a cirurgia, pois o cigarro contem substancias toxicas que podem causar uma infecção na cicatriz e retornar na data marcada pelo médico, onde ele fará a retirada dos pontos.