Descubra como funciona canal em dente de leite
Ao contrário do que muita gente acredita, as crianças também podem desenvolver problemas bucais, assim como os adultos, por causa da má higienização bucal. Em alguns casos, como traumas dentários causados por cáries extensas ou quedas , é necessário fazer o canal em dente de leite para recuperar a saúde bucal do paciente.
Os dentes de leite, conhecidos também como dentes decíduos, surgem na arcada dentária em torno dos seis meses de vida do bebê. Assim que acontece a erupção, já é possível que seja desenvolvida a cárie infantil, por isso é muito importante que os pais estejam atentos à saúde bucal da criança para evitar problemas nessa região.
Motivos para o surgimento da cárie em dente de leite
Os dentes que apresentam lesões superficiais ou cavidades mais profundas, chamadas de furos, podem indicar que uma cárie foi instalada. Essa doença bucal é formada a partir da proliferação de bactérias na boca, originando assim as placas bacterianas. Por isso, é muito importante realizar a higienização bucal da criança diariamente, para que assim seja possível eliminar as placas bacterianas. No geral, as causas mais comuns para a formação da cárie são:
- Ingestão excessiva de alimentos com muito açúcar;
- Ingestão excessiva de alimentos com muito carboidrato;
- Azia;
- Transtornos alimentares;
- Ingestão de alimentos que demoram para sofrer a dissolução na boca.
Tratamento de canal em dente de leite
Como os dentes de leite não são permanentes, muitos pais acham que não é necessário tratar a cárie, pois os dentes não ficarão na boca da criança para sempre. Entretanto, caso o problema não seja tratado, as bactérias podem chegar no canal em dente de leite, contaminando o germe do dente permanente e criando uma lesão no local.
Por isso, o dente permanente pode nascer manchado ou com má formação. Além disso, se a cárie infantil não for eliminada no dentista, ela vai se espalhando até que o canal em dente de leite seja tratado. Em último caso, o dente pode necessitar de extração, para que assim seja possível conter a infecção.Em relação ao tratamento mais recomendado para remover a cárie em dente de leite, é necessário destacar que pode variar de acordo com a gravidade do caso do paciente. Se o paciente estiver com cáries superficiais, uma obturação de dente é suficiente, na qual o profissional retira a parte danificada pela cárie e realiza o preenchimento do local com materiais feitos de porcelana, resina e liga de ouro ou prata. Como padrão, o dentista coloca a porcelana ou resina composta com porcelana nos dentes frontais, já nos dentes traseiros são inseridas as ligas de prata ou ouro.
Nas situações mais graves, em que a cárie chegou até a raiz do dente e atingiu a dentina, o dentista necessita realizar a endodontia infantil, conhecida também como tratamento de canal em dente de leite. Nesse caso, o profissional inicialmente abre um buraco no dente, com a utilização de uma broca, e remove a polpa contaminada com limas (pequenas agulhas), preenchendo o canal com um cimento odontológico e fechando o buraco no dente com a coroa.