Aparelho ortodôntico transparente: aliando conforto, estética e eficiência
Usar aparelho ortodôntico já foi sinônimo de ser moderno e descolado em algumas épocas. Em outras, sinônimo de vergonha e constrangimento. O sorriso repleto de ferrinhos divide opiniões, não apenas pela estética, mas também pela dor que parecem causar – afinal de contas, não é nada fácil conviver com tanto metal dentro da boca.
Na contramão dos fios grossos do aparelho tradicional, de metal, o aparelho ortodôntico transparente fixo aposta na discrição e no conforto do paciente, afastando a imagem do sorriso metálico tão conhecido – e temido – por quem precisa fazer algum tipo de tratamento, em especial os pacientes adultos.
As vantagens do aparelho ortodôntico transparente
Ainda não muito popular, o aparelho ortodôntico transparente fixo é procurado por quem quer aliar eficiência e discrição, com braquetes invisíveis e mais conforto do que o proporcionado pelos braquetes de metal, que tanto machucam. Por ser fixo, pode tratar os mesmos problemas que os aparelhos tradicionais. É possível também optar pelo interligado, que dispensa o uso das borrachinhas.
Com braquetes feitos de porcelana policristalizada, porcelana monocristalizada (conhecida como safira) ou policarbonato, materiais resistentes e invisíveis, o aparelho ortodôntico transparente pode ser tão eficiente quanto o aparelho comum de metal, além de chamar a atenção justamente por não chamar a atenção. Essa, inclusive, pode ser considerada sua grande vantagem: não é mais necessário ostentar o sorriso metálico para ter dentes lindos no final do tratamento.
É preciso tomar cuidado, no entanto, quando se for escolher o modelo: o aparelho ortodôntico transparente feito de porcelana pode acabar amarelando com o tempo. Mas esta é a única desvantagem. Na comparação com o aparelho fixo metálico, o transparente só perde, por enquanto, para o preço: ainda é um pouco mais caro pelo fato de os materiais serem importados.
Alguns cuidados a serem tomados pelo paciente também são importantes para manter o aparelho em bom estado e garantir a qualidade do resultado final, como:
- Evitar alimentos duros que possam quebrar os braquetes;
- Fazer a higiene bucal de forma correta, evitando o acúmulo de resíduos em volta dos braquetes;
- Evitar fumar e consumir alimentos ou bebidas com corantes, evitando assim o amarelamento das borrachinhas e elásticos;
- Comparecer regularmente às consultas para manutenção adequada do aparelho.
A escolha do melhor tipo de aparelho, no entanto, é uma responsabilidade do dentista, que avaliará o tipo de tratamento necessário e quais as melhores opções disponíveis ao paciente. A eficiência do aparelho ortodôntico transparente é garantida, não havendo diferenças quando comparada com o aparelho fixo metálico, portanto a chance de que essa seja uma das opões é bastante grande.
Poder sorrir à vontade deve ser prioridade
Se você estiver em busca de conforto, eficiência e beleza, não precisa ter receio de escolher o aparelho ortodôntico transparente. Seu uso, aliado aos cuidados necessários já listados, como uma higiene bucal impecável e a redução no consumo de alimentos duros ou com corantes, garantirá qualidade no resultado e muito menos dores.
Com o aparelho ortodôntico transparente é possível mastigar sem sentir dor e abrir sorrisos sem o medo de parecer um adolescente dos anos noventa, faltando apenas as espinhas para completar o visual nada desejado. Procure seu dentista, faça uma avaliação do seu caso, e peça pra ele te apresentar as opções disponíveis. Agora você tem as informações para fazer a escolha certa!