Aparelho fixo estético: a moda é sorrir
O aparelho fixo estético tem se tornado cada vez mais o preferido daqueles que precisam de tratamento ortodôntico. É uma versão discreta do aparelho fixo metálico convencional e é indicado na correção não só de problemas ortodônticos de menor aparência e discretos, mas também os problemas mais graves, como dentes muito tortos, pacientes com sérios problemas de encaixe dos dentes ou mordidas não lineares.
Fabricado com bráquetes feitos de policarbonato, safira ou porcelana policristalina, que são materiais de cor semelhante aos dentes naturais e que facilmente substituem o aparelho metálico, o aparelho fixo estético é uma alternativa inteligente e eficaz para quem realmente necessita do tratamento.
O que leva o paciente ao aparelho fixo estético
Nem sempre é possível abrir mão do tratamento ortodôntico, em especial quando se trata de dentes tortos ou mordida errada. E se engana quem pensa que problemas só podem ser corrigidos na infância ou juventude: o número de adultos que buscam o tratamento vem aumentando e por isso o aparelho fixo estético se tornou uma onda.
Devido a exigências do ambiente de trabalho, muitos atores, comunicadores e pessoas que trabalham diretamente com o público acabam por buscar opções mais discretas quando o tratamento é necessário. E o aparelho fixo estético é capaz de atender à essa demanda, aliando:
- Discrição;
- Eficiência;
- Conforto;
- Facilidade para higiene bucal.
Discrição e estética estão conectadas quando o assunto é o sorriso. E imagine, então, que é possível usar um aparelho fixo sem receio de mostrar os dentes enquanto se cuida da própria saúde, algo de extrema importância e que muitas vezes é adiado por conta da vergonha em expor esse cuidado.
O conforto do aparelho fixo estético é possível graças ao material do qual seus braquetes são feitos, machucando muito menos a parte interna da boca do paciente, possibilitando que atividades rotineiras e importantes, como a mastigação, não se tornem uma tortura, fazendo com que o paciente perca o prazer. Seu material também faz a diferença quando se trata da higiene bucal: o acúmulo de resíduos, apesar de ainda acontecer, é menor já que os braquetes de porcelana ou safira não possuem sulcos, facilitando assim limpeza do aparelho fixo ortodôntico.
É preciso ressaltar, também, que o sucesso do tratamento é resultado de cuidados tomados pelo paciente, que deve não apenas se atentar à escovação e à limpeza do aparelho fixo estético, mas também evitar alimentos duros que possam quebrar os braquetes, bebidas e cigarros que possam causar manchas, não apenas no aparelho, mas nos dentes, que poderão ficar mais amarelados ao final do tratamento do que o espaço deixado pela retirada dos braquetes.
Procurar um dentista especialista é essencial
Talvez por levar estético no nome, o aparelho fixo estético pareça ter menos relação com tratamentos e mais com a necessidade da pessoa se sentir bonita, como se pudesse servir apenas a quem quer melhorar o sorriso e nada mais. No entanto, cada caso é um caso e é de extrema importância que se procure um dentista especialista, que avaliará o caso do paciente.
Os tradicionais aparelhos fixos metálicos ainda são os mais populares entre as clínicas, afinal de contas é o mais conhecido e também apresenta um valor mais baixo ao paciente, mas a procura pelo modelo estético tem crescido e muitas já oferecem a opção. Sorrir não precisa mais ser uma preocupação!