Aparelho dentário para melhorar a aparência e, consequentemente, a saúde
Para se corrigir a mordida torta, é preciso utilizar o aparelho dentário, pois essa é uma situação em que os dentes estão apinhados ou tortos e há a necessidade de um tratamento ortodôntico adequado. O aparelho dentário oferece, além de um sorriso mais bonito, um tratamento que traz a correção de um problema para tornar a boca mais saudável, já que os dentes tortos pode ocasionar grande dificuldade quando se vai higienizar os dentes e ocasionar a cárie dentária ou mesmo doença periodontal que, se não tratada, é possível que que se perca o dente.
O dentista pode indicar que o paciente utilize o aparelho dentário mas, neste caso, ele indicará que o paciente possa se dirigir a um profissional de ortodontia. Esse profissional vai cuidar da má oclusão com o uso de aparelho dentário e procedimentos que vão corrigir e alinhar os dentes, a maxila e a mandíbula. Ele é o responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais.
O ortodontista vai indicar um modelo de aparelho dentário ideal para o paciente, entre eles:
- Corretivos;
- Pré-protéticos;
- Preventivos;
- Interceptativos;
- Orto-cirúrgicos.
Indicação do aparelho dentário
O aparelho dentário é indicado quando o paciente precisa realizar uma correção dos dentes e é adaptado a cada necessidade, porém é natural que sua utilização seja feita por cerca de 3 anos, dependendo das condições e do que precisa ser corrigido. Nesse período, é utilizado os retentores, que mantêm os dentes em suas futuras posições.
No decorrer do tratamento com o aparelho dentário, é necessário realizar uma boa higiene bucal. Portanto, escovar regularmente os dentes conforme orientado pelo dentista, utilizando diariamente o fio dental e frequentar consultas odontológicas periodicamente ajudam na preservação e conservação dos dentes saudáveis.
O aparelho dentário é indicado para todas as idades, porém com algumas limitações, já que é preciso verificar como se encontra o tecido do osso de suporte, pois o dente é ligado ao tecido ósseo e gengival. Quem tem periodontite deve tratá-la para depois utilizar o aparelho de dente, pois seu uso durante o processo inflamatório da gengiva pode afetar o tratamento e causar ainda mais problemas. Também não existe idade certa para a utilização do aparelho dentário, mas seu tratamento é indicado por ortodontistas a partir do início da dentição decídua (caracterizada pelo início do nascimento do dente de leite).
Uso indevido pode fazer mal
Nunca é demais dizer que a utilização do aparelho dentário deve ser feita apenas a partir da avaliação do dentista, já que é preciso realizar alguns exames auxiliares e toda a documentação ortodôntica (radiografia, fotografias e modelos) da região para que possa ter a possibilidade de realizar o diagnóstico correto a fim de elaborar o plano terapêutico indicado ao paciente.
Ainda que há a indicação do acompanhamento do uso do aparelho dentário por um ortodontista, existem pessoas que o utiliza desnecessariamente ou para uma finalidade errada. Já existem campanhas promovidas por Conselhos Regionais de Odontologia sobre o uso consciente do aparelho dental já que alguns jovens passaram a solicitar o uso do aparelho dentário apenas por modismo, sem pensar nos riscos que poderiam ocorrer. O uso indevido de aparelho dentário pode gerar a perda dos dentes, retração da gengiva, alergias entre outros problemas irreversíveis que comprometem a saúde de quem o utiliza.